Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleções brasileiras de vôlei sentado viajam para disputa do Mundial

Volei paralímpico

11/07/2018 15h44

Vôlei sentado

Seleções brasileiras de vôlei sentado viajam para disputa do Mundial

Competição na Holanda tem início no próximo dia 15 e vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

As seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei sentado embarcam nesta quarta-feira (11.07) para a Holanda, onde será disputado o Campeonato Mundial da modalidade, de 15 a 22 de julho. Esta será uma oportunidade para as equipes conquistarem uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

"A meta é conseguir a vaga nos Jogos de Tóquio e temos todo um planejamento para isso. Fizemos quatro fases de treinamento no CT Paralímpico, em São Paulo. Esta última foi para a lapidação da parte tática da equipe, que não dava para mexer porque é muito individual de cada atleta. Então nós ajustamos as táticas ofensivas e defensivas que são decisivas em uma competição de curto prazo, como o Mundial", comentou José Guedes, técnico da seleção feminina de vôlei sentado desde 2013.

vlei_sentado.jpg
Equipe feminina foi bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foto: Marco Antônio Teixeira/MPIX/CPB

Os finalistas do Mundial de vôlei sentado garantem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No ano que vem, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, as equipes terão outra oportunidade de conquistar um lugar no Japão.

O último Mundial de vôlei sentado foi em 2014, na Polônia. A seleção brasileira masculina ganhou a medalha de prata, após derrota para a Bósnia por 3 sets a 1, na final. A seleção feminina, por sua vez, terminou o campeonato em sexto lugar.

A equipe feminina, no entanto, conquistou a primeira medalha paralímpica da história do vôlei sentado brasileiro ao derrotar a Ucrânia por 3 sets a 0, na disputa pelo bronze dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O ouro ficou com as americanas e a prata, com as chinesas. Já a equipe masculina perdeu por 3 sets a 2 para o Egito na disputa pelo bronze, terminando em quarto lugar nos Jogos do Rio.

Confira a convocação das seleções brasileiras para o Mundial de vôlei sentado:

Masculina
Gilberto Lourenço da Silva
Leandro da Silva Santos
Daniel Jorge da Silva
Fabrício da Silva Pinto
Frederico Doria de Souza
Wellington Platini Silva da Anunciação
Renato de Oliveira
Wescley Conceição de Oliveira
Diogo Rebouças
Daniel Yoshizawa
Anderson Rodrigues dos Santos
Leandro Henrique da Silva

Feminina
Edwarda Dias
Gizeli Dias
Adria Jesus
Pamela Pereira
Agata Godoy
Nathalie Filomena
Suellen Delangelica
Jani Freitas
Janaina Petit
Nurya de Almeida
Laiana Rodrigues

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)