Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina de ginástica artística fica em quarto em torneio na Alemanha

Ginastica artística

18/03/2019 15h10

Ginástica Artística

Seleção masculina de ginástica artística fica em quarto em torneio na Alemanha

Título da competição ficou com a Rússia, seguida por Alemanha e Japão. Prioridade nacional em 2019 é classificar o time para os Jogos Olímpicos

A Seleção Brasileira masculina de ginástica artística terminou o torneio amistoso de Stuttgart, na Alemanha, com a quarta posição na equipe. O evento, batizado de EnBW DTB-Pokal Team 2019, é preparatório para o Mundial de Ginástica Artística, de 4 a 13 de outubro, na mesma cidade alemã.

Na fase decisiva, a seleção brasileira somou 166.263 pontos, atrás de Rússia (170.995), Alemanha (168.162) e Japão (168.065), e à frente de Itália (162.897) e Espanha (157.897). Na qualificação, o Brasil havia terminado em terceiro.

Foto retrata a seleção brasileira masculina de ginástica artística, com atletas e treinadores, perfilada no ginásio em Stuttgart, na Alemanha
Delegação brasileira em Stuttgart, na Alemanha. Foto: Divulgação

"Fiz solo, foi bom, gostei da série, cravei e tirei 14.100. Nas argolas fiz 15.050, melhorou a nota em relação a qualificação, e salto 14.300. Fomos bem na competição. Não teve queda, mas cometemos erros grandes na final e isso comprometeu o resultado. Mas a equipe está de parabéns, todo mundo deu o máximo e agora é melhorar", afirmou o campeão olímpico Arthur Zanetti. Além dele, a seleção competiu na Alemanha com Bernardo Miranda, Caio Souza, Francisco Barreto e Tomas Rodrigues Florencio.

O técnico Marcos Goto disse que o grupo saiu fortalecido da competição, mas ciente de que precisa treinar ainda mais. "O que é mais importante para se chegar ao triunfo? A resposta é: treinar a cada segundo de cada dia como se fosse o último segundo para alcançar o objetivo. Parabéns à delegação brasileira aqui e no Brasil. Saímos mais fortes, cientes de que precisamos treinar mais."

Serão nove os lugares por países em disputa para os Jogos de Tóquio/2020 no Mundial e a seleção brasileira masculina quer um deles, para repetir a Olimpíada do Rio/2016, quando o país classificou uma equipe completa pela primeira vez na história da ginástica masculina.

Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto, serão o teste final da seleção. "O objetivo é termos a melhor equipe. China, Japão e Rússia já estão classificados e sobram nove vagas olímpicas para serem definidas no Mundial", disse Goto. "Para o Arthur, a meta é fazer a melhor performance individual possível para ajudar a equipe. A prioridade do ano é a equipe, classificar a equipe para a Olimpíada".

Fonte: Contrapé Comunicação e informação