Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção feminina de pólo aquático sofre segunda derrota no Mundial

Polo aquático

19/07/2017 15h45

Pólo aquático

Seleção feminina de pólo aquático sofre segunda derrota no Mundial

Equipe brasileira foi vencida pela Itália, atual vice-campeã olímpica, por 18 x 4

A segunda partida da seleção brasileira feminina de polo aquático era a mais difícil desta primeira fase. O confronto com a Itália, seleção atual vice-campeã olímpica e bronze na última edição do Mundial, em Kazan-2015, foi realizado na noite de terça-feira (18.7). Sem grandes dificuldades, as italianas construíram um largo placar durante a partida, fechando o jogo por 18 x 4 (parciais 4:1, 7:1, 4:1, 3:1). 

No primeiro quarto, o Brasil ficou com a bola inicial, deu o primeiro chute a gol, mas, no contra-ataque, tomou o primeiro gol. Ainda nesse tempo, depois de uma troca de passes, Mariana Rogê marcou para o Brasil.

No segundo período, o Brasil insistiu em trocas de bola e passes no centro que, pela forte defesa das adversárias, foram interceptados, gerando mais contra-ataques. Marina Zablith, capitã da equipe, fez o gol brasileiro no quarto, que terminou em 11 x 2.

f3f29c05a77cfc6f548daf83f852bfa0.jpg
Marina Zablith é a capitã da equipe brasileira. Foto: CBDA/Divulgação

"O Duda (técnico Eduardo Abla) trabalhou com a gente o tempo inteiro a finalizar. O chute entrar ou não é questão de tempo. A vantagem desse grupo é não ter vício. Quando se é nova, você é muito mais aberta para novas aprendizagens, e nós temos que absorver todas as novas informações. A gente joga não sem pressão, mas sem nada a perder, muito pelo contrário, temos muito a ganhar. Todo o ataque e toda a defesa são oportunidades para evoluir. Apesar da diferença de idade, o time é bem unido e vamos crescer juntas", afirmou a capitã brasileira.

Mesmo com a grande variação de atletas do time italiano, as brasileiras continuaram com defesas agressivas, que mesmo assim foram batidas pela força e dribles. No terceiro período, em um lance de insistência, Diana Abla marcou para o Brasil.

No último período, Victoria Chamorro, goleira titular do Brasil, deu lugar a Raquel Sá. Em uma jogada bem trabalhada pela equipe treinada por Duda, Marina Zablith marcou seu segundo gol, após aparecer na frente da goleira adversária, resultado de boas viradas de bola.

A equipe brasileira ainda buscou alguns contra-ataques, com Samantha Ferreira e Diana Abla, que ficaram nas mãos da goleira italiana. "Temos que ter sequência de trabalho. Mesmo as meninas mais novas mostram um fundamento muito bom. Ficamos um pouco mais abaixo na parte tática e na técnica individual. O time italiano lê melhor as possíveis jogadas, mas isso elas vão conquistar com o tempo e experiência de jogo", analisou Duda Abla.

A charmosa Ilha de Marguerite, casa do polo aquático no 17º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, fica no meio do Rio Danúbio, dividindo as cidades de Buda e Pest. A ilha abriga mais um parque da cidade, cercada de muito verde e piscinas termais. Mas a piscina que mais chama atenção é a de jogo que, mesmo temporária, vira um caldeirão para a equipe que tem a torcida a favor.

Antes da derrota para a Itália, as brasileiras já haviam perdido para a China na estreia no Mundial, no último domingo (16), por 11 x 4. Na próxima partida, na quinta-feira (20), as meninas do Brasil irão enfrentar o Canadá, a partir das 17h30 (12h30 no horário de Brasília). As canadenses já derrotaram a China por 9 x 8.

Grupo A

Quinta feira (20.7)
13h30 – Itália x China
17h30 – Brasil x Canadá

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)