Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de conjunto de ginástica rítmica encerra participação no Mundial

29/09/2014 11h15

Seleção de conjunto de ginástica rítmica encerra participação no Mundial

Equipe da técnica Camila Ferezin ficou na 15ª colocação na competição realizada em Izmir, na Turquia

No último sábado (27.09), o Halkapinar Sport Hall, em Izmir, na Turquia, recebeu um público animado para a etapa classificatória dos conjuntos no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. A Seleção Brasileira representou muito bem o país e conquistou a 15ª colocação no geral. A posição foi comemorada pela equipe, já que 31 grupos de alto nível estavam na disputa.

Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach asseguraram 30,483 pontos. A Bulgária ficou em primeiro lugar, com 34,449, seguida pela Itália, com 34,282, e pela Bielorrússia, com 34,133. 

Fotos: Ricardo Bufolin/CBG
Fotos: Ricardo Bufolin/CBG # Brasileiras apresentaram uma coreografia ao som de "Que nem jiló" nos cinco pares de maças
Brasileiras apresentaram uma coreografia ao som de "Que nem jiló" nos cinco pares de maças

O público aplaudiu e vibrou durante as duas apresentações do Brasil, que integrou o primeiro grupo da classificatória. A primeira coreografia foi a de três bolas e duas fitas, que rendeu à equipe 15,200 pontos e a 14ª colocação. Nos cinco pares de maças, uma música bem brasileira chamou atenção da torcida. Ao som de "Que nem jiló", as ginastas obtiveram 15,283 e ficaram em 17º. Já no domingo (28), foram realizadas as finais por aparelhos, com os oito melhores conjuntos em cada um, e sem a participação brasileira.

Camila Ferezin é técnica da equipe desde 2011. Quando assumiu o cargo, a seleção ocupava a 26ª colocação no geral. Hoje, pode comemorar o crescimento da modalidade internacionalmente, em um momento tão importante a menos de dois anos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. "Foi uma grande evolução. Temos uma equipe talentosa, jovem, e sabemos que não é fácil encarar a responsabilidade de estar em um Mundial. A tendência é que, com mais experiência, elas possam crescer e evoluir ainda mais", analisou a treinadora, que destacou que três ginastas do grupo estão participando de um Mundial pela primeira vez: Gabrielle, Isadora e Mayra.

A impressão que a equipe deixa é muito positiva. O grupo foi bastante elogiado e isso é gratificante, segundo Camila. "O nosso trabalho está sendo cada vez mais reconhecido e as pessoas estão gostando. Todos estão vendo a nossa evolução. É uma equipe bastante dedicada naquilo que faz, e nos doamos muito. Estamos felizes e com sensação de dever cumprido por saber que fizemos tudo aquilo que poderíamos ter feito", completou a técnica. 

# Em 2011, a equipe ocupava a 26ª colocação geral: evolução
Em 2011, a equipe ocupava a 26ª colocação geral: evolução

Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende acompanhou a delegação e elogiou o desempenho do Brasil no campeonato. "Essa participação no Mundial foi muito importante, tanto no individual quanto no conjunto. Nossas seleções estão no caminho certo, se esforçaram e tiveram muita dedicação para chegar aqui. Tenho certeza de que iremos evoluir ainda mais até 2016. Aproveito para agradecer a todos que nos apoiaram e nos incentivaram para o engrandecimento do nosso esporte, em especial ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ao Ministério do Esporte e ao nosso patrocinador Caixa Econômica Federal, além de todos que trabalham em prol da modalidade", comentou.

Antes das apresentações do conjunto, foi a vez da seleção individual entrar em cena. Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio ficaram na 20ª colocação por equipe, com 117,747 pontos, entre 32 seleções participantes. 

Andressa, de apenas 16 anos, foi a 53ª colocada no individual geral, com 43,399; a 66ª no arco, com 14,266; a 68ª na bola, com 14,250; a 40ª nas maças, com 14,883; e a 57ª na fita, com 13,683. No total, a competição contou com 133 ginastas, um número ampliado com relação ao ano passado.

Já a capixaba Natália foi a 55ª no geral, com 43,082. No arco e na bola, fez 14,258 e foi a 67ª; nas maças foi a 46ª, com 14,566; e na fita a 62ª, com 13,500.

Angélica se apresentou no arco e na bola. A paranaense obteve o 35º lugar no arco, com 15,725, e o 38º na bola, com 15,541.

Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Monika Queiroz
Chefe de equipe: Alessandra Balbi

Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach
Técnica: Camila Ferezin 
Coreógrafa: Bruna Rosa
Chefe de equipe: Ricardo Costa

Coordenadora de Ginástica Rítmica e árbitra: Cristina Vital
Chefe de delegação: Fátima Coelho Bastos
Médico: Reuthemann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira

Fonte: CBG

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da ginástica rítmica? Então clique aqui

[[nid:5066]]