Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção Brasileira de ginástica artística masculina intensifica treinos para brigar por vaga para 2016

Ginastica artística

03/09/2015 15h30

JOGOS OLÍMPICOS

Seleção Brasileira de ginástica artística masculina intensifica treinos para brigar por vaga para 2016

Equipe terá que ficar entre os oito melhores no Mundial de Glasgow, na Escócia, que começa no dia 23 de outubro

A Seleção Brasileira de ginástica artística masculina não tem outro objetivo nos próximos meses a não ser assegurar a classificação da equipe completa para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para conseguir o feito, os brasileiros precisam ficar entre os oito primeiros no Mundial de Glasgow, na Escócia, de 23 de outubro a 1º de novembro.

Os atletas estão reunidos no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, onde seguem treinando até o dia 4 de outubro. Lá, eles passam constantemente por avaliações que irão definir os convocados para o Mundial.

O campeão olímpico Arthur Zanetti é um dos atletas que treinam atualmente no Rio de Janeiro para o Mundial de Glasgow, na Escócia. Foto: Ezra Shaw/Getty Images

As atividades contam atualmente com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Henrique Flores, Lucas Bitencourt, Péricles Silva e Petrix Barbosa. Ângelo Assumpção, Fellipe Arakawa e Sérgio Sasaki, todos em recuperação de lesão, não participam.

O coordenador de ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco, destacou que as atividades seguem fortes e que o trabalho está dentro do planejado. “No Pan de Toronto, nós conquistamos um resultado muito significativo e é nisso que estamos trabalhando para o Mundial. Cada um dos ginastas está sendo analisado individualmente, em busca da melhor performance possível. Todos estão indo bem e têm evoluído bastante”, afirmou Leonardo. Ele lembrou a medalha de prata por equipe no Canadá e ressaltou os expressivos 264,050 pontos conquistados pelo time.

Segundo Leonardo Finco, tanto os atletas quanto a comissão técnica estão muito confiantes em relação a bons resultados no Mundial. “Independentemente de quem for, a equipe estará bem representada, por estamos com um grupo muito forte. Os meninos estão muito focados e realmente acredito que iremos conquistar a classificação”, frisou o coordenador, que no ano passado esteve com os brasileiros no Mundial da China, quando o Brasil foi o sexto por equipe, a melhor colocação do Brasil até hoje.

Antes da divulgação da lista de convocados, prevista para o fim de setembro, parte da equipe participa da Copa do Mundo de Osijek, na Croácia, de 17 a 20. Para o último compromisso antes do Mundial foram convocados os atletas Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio e Lucas. A equipe treinará junta até o dia 4 de outubro e, no dia 8, os convocados para o Mundial embarcam para Anadia, em Portugal, para aclimatação.

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica