Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sebastian Coe chega ao Engenhão de trem e mostra otimismo com o Rio 2016

Atletismo

15/05/2016 21h25

Evento-Teste

Sebastian Coe chega ao Engenhão de trem e mostra otimismo com o Rio 2016

Presidente da Federação Internacional de Atletismo caminha da estação até o Estádio Olímpico e sai com impressão geral positiva

1130IbertoAtletismo_007_SebastianCoe_MiriamJeske_24042016.jpg
Sebastian Coe (centro), ao lado de Carlos Arthur Nuzman (direita) e Agberto Guimarães. Foto: Miriam Jeske/brasil2016.gov.br

O presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Sebastian Coe, visitou o Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (15.05) e demonstrou otimismo com os Jogos de agosto. Ele disse que teve uma boa impressão do Engenhão, sem dar detalhes, e convocou o público brasileiro a comparecer às disputas da mais nobre das modalidades olímpicas.

“As linhas de visão são boas, eu posso imaginar o estádio cheio. As pessoas têm que comprar ingressos. São Jogos Olímpicos e elas terão a oportunidade de ver na cidade não só os melhores atletas desta geração, mas alguns dos melhores atletas na história do esporte. Usain Bolt estará competindo em várias oportunidades e algumas delas serão de manhã, então não percam a oportunidade de dizer aos seus filhos e netos que você esteve no estádio quando Usain Bolt competiu na sua última Olimpíada”, disse Coe, mencionando o jamaicano bicampeão olímpico e recordista mundial nos 100m e 200m.

A pista azul do estádio, que destoa da tradição de piso marrom para a modalidade, foi motivo de brincadeira. “Tivemos uma pista azul em Londres também, não? Ah, não, sou daltônico”, disse.

» Kleberson Davide conquista índice para Rio 2016 e supera trauma de Londres 2012

» Atletas de campo avaliam Engenhão no primeiro dia do Ibero-Americano

Evento-teste

O Engenhão recebe, até segunda-feira (16.05), o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A competição é o evento-teste da modalidade, momento crucial para indicar ajustes. “Passei um tempo com os delegados técnicos, que estão acompanhando como o evento está transcorrendo para os atletas. A grande questão do evento-teste é que te permite absorver todas as coisas sobre as quais você tem que pensar nos próximos 80 dias. Nossa equipe técnica e também o Comitê Organizador estão atentos a isso”, disse Coe, que passou pela experiência de presidir o comitê organizador dos Jogos de Londres 2012.

Bicampeão olímpico nos 1.500m, em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, além de medalhista de prata nos 800m nas mesmas edições, Sebastian Coe disse que espera foco dos atletas em agosto e aposta em uma atmosfera bem receptiva na capital fluminense.

Sebastian Coe: passageiro ilustre no trem no percurso entre a Central do Brasil e a Estação Engenho de Dentro, que fica bem em frente ao Estádio Olímpico. Fotos: Carol Demazo/brasil2016.gov.br

“Espero que os atletas cheguem aqui totalmente focados. Os Jogos são o auge da carreira deles. Acho que vão chegar motivados e vão encontrar uma torcida apaixonada. Acho que o Rio vai dar a eles uma recepção fantástica. Com tudo isso junto, acho que vão competir muito bem”, apostou.

Atletismo russo

Coe foi questionado sobre a indefinição da participação russa nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A IAAF suspendeu o atletismo daquele país de todas as competições da modalidade em novembro do ano passado, após investigação de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) revelar a prática sistemática de doping na modalidade. O país precisa provar que avançou na sua operação antidoping e provocou uma mudança de cultura em relação ao tema. O presidente da IAAF disse que aguarda definição do Conselho da entidade, em 17 de junho, e que não vai comentar o assunto antes.

“Como vocês sabem, foi criada uma força-tarefa independente que dará um retorno em junho, em Viena. Eles estão trabalhando muito duro nos últimos quatro, cinco meses para se certificar de que a Rússia seguiu os cinco passos de mudanças que determinamos. Mas eu não vou pré-julgar o que eles vão dizer para o Conselho”, disse.

 

De transporte público

Sebastian Coe optou pelo transporte público para chegar ao Engenhão neste domingo. Foram 23 minutos de trem entre a Central do Brasil e a Estação Engenho de Dentro, que fica bem em frente ao Estádio Olímpico. A viagem foi feita por volta das 15h. Coe foi a pé da estação até o Engenhão, passando pela Praça do Trem, recentemente reformada. Cercado por assessores e membros do Comitê Rio 2016, Coe fez perguntas sobre o legado deixado para a região e foi informado sobre as intervenções feitas no bairro Engenho de Dentro. Ele acessou o Estádio Olímpico pelo Portão Oeste, logo no início da sessão de provas da tarde do segundo dia do Campeonato Ibero-Americano.

Resultados do dia

Além dos índices obtidos pelo Brasil nos 800m com Lutimar Paes e Kleberson Davide, na manhã deste domingo, Jailma Lima vai representar o país na prova dos 400m dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Pela tarde, a corredora alcançou a marca de 51s99, abaixo dos 52s20 exigidos para disputar as Olimpíadas, e levou o ouro no Ibero-Americano.

Na disputa do salto em distância, havia a expectativa de o Brasil alcançar outro índice olímpico, com Mauro Vinícius Silva, o Duda. Mas neste caso, a torcida vai ter que esperar um pouco mais. “Faltou a experiência de competir aqui. É uma pista muito boa e que eu fui melhorando de acordo com os saltos que fui fazendo, porque me adaptei a ela”, explicou.

O atleta saltou 7.71m, abaixo dos 8.15m que garantiriam participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e ficou com o bronze. O ouro foi para o uruguaio Emiliano Lasa (8.01m) e a prata para o espanhol Jean Okutu (7.84m). Com duas Olimpíadas no currículo (Pequim 2008 e Londres 2012), Duda mostra confiança em obter a marca.

“A preparação está forte. Meu técnico disse que neste mês de maio, como os treinos vão afunilando, a tendência é que saia (o índice), ou em junho”, projetou. Ele ainda terá diversos campeonatos no exterior (Senegal, França, Mônaco), além de disputas nacionais, como o Troféu Brasil, para tentar garantir a participação olímpica em casa.

Carol Delmazo - brasil2016.gov.br