Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Scheidt se despede de Pan-Americanos e Brasil leva cinco medalhas na vela

Toronto 2015

18/07/2015 16h18

Toronto 2015

Scheidt se despede de Pan-Americanos e Brasil leva cinco medalhas na vela

Brasileiro tricampeão do torneio ficou com a prata na classe Laser. Ricardo ‘Bimba’ Winicki e Patrícia Freitas são ouro, Martine e Kahena, prata, e Fernanda Decnop, bronze

pan_header_coberturaespecial_cinza_1130x70.png

Após seis dias de regatas preliminares, Toronto recebeu neste sábado (18.07) as primeiras finais da vela nos Jogos Pan-Americanos. E os brasileiros subiram ao pódio em todas as finais disputadas, fechando o dia com cinco medalhas, duas delas de ouro, com Ricardo Winicki e Patrícia Freitas. 

Um dos resultados mais aguardados era o de Robert Scheidt que, para garantir o tetracampeonato pan-americano na classe Laser, precisava terminar a regata duas posições à frente do velejador da Guatemala, Juan Maegli Aguero. Contudo, o brasileiro ficou duas posições atrás do adversário e com o quinto lugar na prova de hoje. Assim, terminou com a medalha de prata na competição.

“Foi um bom resultado para mim. O começo da semana foi muito duro, com dois sétimos lugares e uma desclassificação, estava para mais de décimo lugar no geral e fui reagindo no campeonato. Ainda tinha uma chance de ganhar medalha de ouro hoje, mas escapou. De qualquer maneira, acho que cresci ao longo da competição. Ele mereceu, velejou muito bem”, disse Scheidt. O canadense Lee Parkhill completou o pódio.

Dono de cinco medalhas olímpicas, o brasileiro valorizou a medalha de prata em sua despedida do torneio continental. “Eu não me vejo competindo no Pan em 2019. Foi uma honra para mim poder representar o Brasil mais uma vez, trazer mais uma medalha. O importante é que eu consegui reagir e tirar boas lições em coisas para aprimorar para a frente, para o Rio 2016”, analisou. Scheidt agora soma também cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três ouros e duas pratas. 

copy_of_2336_18.43.2015_96163_ef_20150718.jpg
Robert Scheidt disputou sua última edição dos Jogos Pan-Americanos. Foto: William Lucas/inovafoto

Bimba é tetra

Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011, Ricardo ‘Bimba’ Winicki voltou a brilhar em uma edição do torneio. Precisando apenas completar a última regata para garantir o ouro, independentemente de sua colocação, Bimba finalizou a prova em terceiro e faturou o tetracampeonato em Toronto. Com a vitória, o carioca se iguala a Marcel Stürmer, da patinação artística, como único a atleta a vencer quatro ouros consecutivos nos Jogos.

GettyImages-481272982.jpg
Ricardo Winicki, o Bimba, agora é tetracampeão. Foto: Getty Images

“É uma marca que mostra o resultado de todo trabalho que eu venho fazendo, já há muitos anos, dominando o esporte não só no Brasil, mas na América toda, há mais de dez anos entre os dez melhores do mundo”, lembrou. Agora, o campeão já mira novos desafios. “Quero continuar velejando depois do Rio, quero ir para (as Olimpíadas de) Tóquio, quero ir para o (Pan-Americano do) Peru e tentar o pentacampeonato. Enquanto eu estiver entre os dez melhores do mundo e sendo o melhor do Brasil, eu quero continuar velejando”, sentenciou. 

Ouro, prata e bronze no feminino

Campeã em Guadalajara-2011, Patrícia Freitas conquistou o bicampeonato pan-americano em Toronto. No Windsurf RS:X, a brasileira, que já liderava a etapa preliminar, venceu também a última regata e assegurou o ouro. A mexicana Demita Vega ficou com a prata e a norte-americana Marion Lepert, com o bronze.

Para a velejadora, o Pan é um passo importante rumo a 2016. “Acabei ganhando o Medal Race, que é fechar com chave de ouro, então estou bem contente. Era uma etapa a ser cumprida até os Jogos Olímpicos. Eu tinha várias metas para este ano. Concluí uma delas, com o terceiro lugar na Copa do Mundo na França. Outro objetivo era esta regata aqui, que eu ganhei. Vamos meta por meta, espero chegar no Aquece Rio forte na disputa por medalha”, comentou.

GettyImages-481272904.jpg
Patrícia Freitas, que havia vencido em 2011, repetiu a dose no Pan de Toronto. Foto: Getty Images

Já as campeãs mundiais e melhores velejadoras do mundo na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze chegaram em segundo lugar na prova decisiva da categoria e ficaram com a prata na classificação geral. Após uma última regata emocionante, Martine valorizou a experiência de disputar os Jogos.

“O evento em si foi muito legal. A Vila, a experiência de estar em um evento grande. A gente coloca pressão sobre nós mesmas e acho que foi muito importante para a gente. Aprendemos muito e conseguimos velejar muito bem. A regata final foi até melhor que ganhar o campeonato. Estávamos na frente, depois fomos ultrapassadas e, já no finalzinho, na chegada, a gente conseguiu ultrapassar. Eu estava com o coração a mil”, contou. Maria Branz e Victoria Travascio, da Argentina, ficaram com o ouro e as norte-americanas Paris Henken e Helena Scutt, com o bronze.

Na classe Laser Radial, a brasileira Fernanda Decnop, estreante na competição, chegou muito perto da medalha de prata, mas acabou com o bronze. Com a sexta posição na regata de hoje, Fernanda terminou empatada na classificação geral com a uruguaia Dolores Moreira. O critério de desempate, que era a melhor colocação na última prova (Medal Race), acabou dando o vice-campeonato à uruguaia. O ouro ficou com a norte-americana Paige Railey.

Apesar de lamentar a perda da medalha, a brasileira se mostrou satisfeita com o pódio. “Eu tinha que tomar conta da argentina e da uruguaia para que não me passassem, estava tentando segurar o segundo lugar. Acabou que, pelo método de desempate, a uruguaia ficou na minha frente, mas estou muito feliz com o bronze. É meu primeiro Pan-Americano, estou muito feliz por ter uma medalha e vamos embora porque eu quero representar bem o Brasil nas Olimpíadas”, comemorou.

Para Fernanda, o bronze em Toronto pode ser determinante para sua escolha como uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos. “Ainda vai ter uma seletiva interna no Brasil, com um critério de escolha baseado em resultados. Tenho certeza de que o Pan-Americano vai contar nesse critério”, apostou.

2336_18.43.2015_96161_ef_20150718.jpg
Fernanda Decnop comemora a conquista do bronze. Foto: William Lucas/Inovafoto

Mais medalhas à vista

O Brasil ainda pode conquistar mais medalhas na vela neste domingo (19). Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott disputam o lightning misto, João Augusto Hackerott compete na classe sunfish aberto, e o quarteto formado por John King, Alexandre Saldanha, Daniel Santiago e Guilherme Hamelmann representa o país no J24 aberto.

Pedro Ramos, de Toronto – Brasil 2016

Notícia atualizada às 21h30