Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Russos já sentem saudades do ambiente de festa gerado pela Copa do Mundo

Futebol

13/07/2018 16h50

Copa 2018

Russos já sentem saudades do ambiente de festa gerado pela Copa do Mundo

Alegria dos estrangeiros, trocas culturais e chance de mostrar uma Rússia menos sisuda são apontadas por moradores como algumas das grandes conquistas do Mundial de futebol
1 | 5
Festa nas ruas de Moscou uniu várias nacionalidades. Foto: Rafael Brais/rededoesporte.gov.br
2 | 5
Jennet Dobrinina gostou de poder mostrar que a Rússia é um país hospitaleiro e de pessoas amigáveis. Foto: Arquivo pessoal
3 | 5
Festa nas ruas de Moscou uniu várias nacionalidades. Foto: Rafael Brais/rededoesporte.gov.br
4 | 5
Torcedores tiraram um pouco do caráter sisudo da capital russa. Foto: Rafael Brais/rededoesporte.gov.br
5 | 5
A russa Tatiana Chindyaeva (à frente à esquerda) é integrante de escola de samba e avalia que os turistas desmistificaram a Rússia. Foto: Arquivo pessoal
IMG_7204.jpg
jennet.jpeg
IMG_8103.JPG
IMG_8141.jpg
tatiana.jpg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Dia 1.07. Em campo, a Rússia elimina a Espanha da Copa do Mundo de 2018 nos pênaltis. Na rua Nikolkaya, em Moscou, principal ponto de encontro de torcedores, um grupo de russos se aproxima de uns brasileiros e pede atenção. Um deles puxa o coro: "Ô Sérgio Ramos, Diego Costa, Ô Isco Ciao, Isco Ciao, Isco Ciao, Ciao, Ciao". A partir dali, a rua se transforma em grande festa ao som de um dos gritos mais cantados pelos brasileiros e, posteriormente, carinhosamente parodiada pelos anfitriões da Copa do Mundo 2018.

Famosos pelas caras fechadas e pela falta de calor humano, talvez causados pela pressa da rotina de uma megalópole ou pelo rigoroso inverno que bate os -20 graus negativos, os russos foram um grande exemplo de alegria na Copa do Mundo. Sorriram, cantaram, trocaram camisas, tiraram milhares de fotos. O mundo se reuniu na Rússia durante um mês e os donos da casa estenderam o tapete vermelho para os convidados. 

"Os estrangeiros viram que a Rússia não é assustadora, não tem ursos na rua e as pessoas não são más. Eles aprenderam um pouco da cultura e da língua que a Rússia respeita e ama"
Tatiana Chindyaeva

Para a programadora aeronáutica Tatiana Chindyaeva, muitas coisas mudaram com a Copa do Mundo, tanto para os russos, como para os visitantes. "Os estrangeiros viram que a Rússia não é assustadora, não tem ursos na rua e as pessoas não são más. Eles aprenderam um pouco da cultura e da língua que a Rússia conhece, respeita e ama", disse. "Para nós também houve mudança. Acho que pela primeira vez, as pessoas se sentiram tão felizes e abertas. Todos sorriem e conversam", constatou.

Tatiana, que é integrante de uma escola de samba de Moscou e fala português, relata que muitos russos mostraram seu lado mais solidário. "A sensação foi de uma grande comunidade unida e amiga. Shows espontâneos de diferentes grupos, festa nas ruas", disse, admitindo que a Copa do Mundo vai deixar saudades. "Nos fará falta. Acho que cada um conseguiu encontrar para si um lugar incrível na Rússia".

A advogada russa Jennet Dobrinina, moradora de Moscou, curtiu bastante a Copa. Para ela, uma grande oportunidade para que pessoas de todo o mundo possam trocar experiência e conhecer mais as qualidades da Rússia. "É realmente um momento bonito e legal em que pessoas de diferentes países podem mostrar suas tradições e cultura", comentou. "Também é muito bom que pessoas de outros países tenham entendido que a Rússia tem pessoas amigáveis e que amamos os hóspedes", disse.

Jennet destacou também como a Copa mudou a rotina dos russos, que geralmente não inclui muitas risadas ou troca de gentilezas. "Geralmente as pessoas de Moscou têm muito trabalho, são ocupadas e, portanto, preocupadas. Mas quando você olha os fãs dançando com bandeiras, com sorrisos no rosto, o humor muda. Você não pode deixar de sorrir", admitiu.

"A gente pensava que a Rússia era um país de campeões de esporte de inverno. A Copa de 2018 provou a todos que somos futebol também e estamos orgulhosos pelo feito histórico de nossa equipe"
Irina Burlakova

Para a engenheira de paisagismo Irina Burlakova, os dias de Copa trouxeram, além das melhorias em infraestrutura, a felicidade para as pessoas. "Acredito que eventos esportivos desse nível beneficiam as cidades onde os jogos são realizados. A infraestrutura é atualizada, os estádios e as estradas são construídos, o que pode ser usado para esportes e outros fins", opinou.

Irina ressaltou também que a competição trouxe aos russos um importante cenário para construir contatos com outras culturas. "Nós vimos e nos comunicamos com pessoas de outros países, aprendemos sua vida e mentalidade", analisou. Por fim, ela salientou a atuação da seleção russa nos gramados. "A gente pensava que a Rússia era um país de campeões de esporte de inverno. A Copa de 2018 provou a todos que somos futebol também e estamos orgulhosos pelo feito histórico de nossa equipe".

Rafael Brais, de Moscou, na Rússia - rededoesporte.gov.br