Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio terá programação cultural especial durante os Jogos 2016

Atletismo

30/07/2016 13h59

Cultura

Rio terá programação cultural especial durante os Jogos 2016

O Ministério da Cultura promoverá 561 eventos, como shows e exposições, envolvendo mais de 2,1 mil artistas

07302016_martnalia.jpeg
Mart`Nália é uma das atrações. Foto: Minc

Dos bonecos de mamulengo à bossa nova. A programação cultural durante os Jogos Rio 2016 promete uma variedade de sotaques, ritmos e manifestações. Ao todo, o MinC promoverá 561 eventos, como shows e exposições, em diferentes locais, envolvendo mais de 2,1 mil artistas na programação.

As atividades se integram à programação idealizada pela Rio 2016, pela prefeitura do Rio e pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Como a maior parte dos eventos estava programada para o período da Olimpíada, o MinC vai participar de forma mais ativa com o período Paralímpico.

Os editais da Funarte vão contribuir com a programação da Fundição Progresso, que recebe, durante a Paralimpíada, shows do festival Interações e mostras de arte. Entre os artistas que se apresentarão na Fundição Progresso estão Jongo da Serrinha (RJ), Beth de Oxum (PE), Coco de Umbigada (PE), Trio Nordestino (BA), Orquestra Frevo de Curica (PE), Guerreiro do Passo (PE), Maracatu Nação Pernambuco (PE), Ivo Meirelles (RJ), Funk'n Lata (RJ), Quinteto Violado (PE), Poeta Karl Marx, Baixinho dos 8 Baixos (PE), Caboclinho União 7 Flechas (PE), DJ Leon Selector, Mart'nália (RJ), Fábio Carvalho (ES), Manguerê (ES), Graça Onasilê (BA) e Velha Guarda da Mangueira (RJ).

As cidades de Duque de Caxias e Niterói foram incluídas na celebração do espírito olímpico e recebem, em agosto e setembro, festivais de música, de dança contemporânea, além de mostras de expressões culturais populares e tradicionais.

Museus

Os principais museus federais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convidam os visitantes para conhecer programação completa desenvolvida para o período dos Jogos, como o Museu da República, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Sítio Burle Marx e os Museus Castro Maya, que estão integrados ao Passaporte Cultural Rio.

O Passaporte dá descontos e gratuidades em peças de teatro, shows e em serviços. A história dos Jogos Olímpicos poderá ser vista na mostra "Os Jogos da Antiguidade - Grécia e Roma", recém-inaugurada no Museu Nacional de Belas Artes, com cerca de 60 obras, algumas com mais de 2,5 mil anos.

Na área do cinema, Fundição e Cine Odeon e outros espaços recebem o Circuito Audiovisual que celebra a produção cinematográfica nacional, das Chanchadas da Atlântida ao Cinema Novo.

Moradores e turistas também poderão aproveitar o período para realizar passeios turísticos e conhecer outras dicas culturais que a cidade vai oferecer durante os Jogos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura