Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio prevê plano de mobilidade dos Jogos para julho, com uso de metrô, BRTs e VLT

27/04/2015 14h22

Rio prevê plano de mobilidade dos Jogos para julho, com uso de metrô, BRTs e VLT

Com 400 mil turistas estrangeiros esperados na cidade, prefeitura pretende fazer com que o período dos Jogos seja de férias escolares

Foto: J.P.Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto:  J.P.Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro#Eduardo Paes durante a divulgação da atualização do Plano de Legado das Olimpíadas, em frente ao Museu do Amanhã
Eduardo Paes durante a divulgação da atualização do Plano de Legado das Olimpíadas, em frente ao Museu do Amanhã

Linha 4 do metrô, VLT e BRTs Transolímpica, e Transoeste. A expectativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado é que todos esses modais previstos no plano de legado dos Jogos Olímpicos de 2016  estejam em operação durante o período da competição. Segundo o prefeito  Eduardo Paes, o Plano de Transporte Público, que mostra de que forma será a feita a integração e determina as faixas olímpicas (a serem adotadas para transportar atletas, dirigentes e autoridades), será anunciado em julho.   

"O VLT e o BRT vão estar prontos, andando, até porque eles são o centro do plano do mobilidade que a gente vai apresentar por completo em julho", afirmou Eduardo Paes. "O plano prevê, por exemplo, a ligação do metrô com o BRT para chegar ao Parque Olímpico da Barra. Prevê a ligação de trens com BRTs para ir a Deodoro. Isso tudo vai estar funcionando para atender as Olimpíadas", completou o prefeito, durante a divulgação da atualização do Plano de Políticas Públicas das Olimpíadas, na última sexta-feira (24.04). 

A linha 4 do metrô fará a ligação entre a Zona Sul do Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca. Segundo o secretário da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola, a obra segue seu curso normal, sem contratempos. Serão 16 quilômetros de extensão e seis estações, além de uma ponte estaiada que cruza a Lagoa da Tijuca, no único trecho em que os trens serão visíveis na superfície. 

"É uma obra que gera nove mil empregos e vai beneficiar 300 mil pessoas por dia", afirmou Espíndola. Três dos 15 trens chegaram ao Rio de Janeiro e 10 mil metros de trilhos já foram instalados. "A obra segue seu cronograma normal e estará em pleno funcionamento antes das Olimpíadas de 2016", disse o secretário, que também ressalta a reforma de seis estações ferroviárias como parte dos investimentos em mobilidade previstos no plano de legado. 

Foto: Cidade Olímpica
Foto: Cidade Olímpica#Transoeste: ao fim da obra do segundo trecho, serão 59 km de extensão e 66 estações
Transoeste: ao fim da obra do segundo trecho, serão 59 km de extensão e 66 estações

Contingências

Além da utilização dos novos modais, o plano de mobilidade prevê medidas para garantir que o funcionamento da cidade se adapte ao fato de que haverá até 400 mil turistas estrangeiros no Rio em função dos Jogos, segundo previsão da Embratur.  

"As Olimpíadas exigem contingências. Vamos propor férias escolares no mês de agosto. Temos conversado com setores e atividades econômicas para que também façam férias coletivas nesse período. Já solicitei isso ao Judiciário. A prefeitura e o governo do Estado vão procurar dar períodos de férias para atividades que não forem serviços essenciais", afirmou Eduardo Paes. Adicionalmente, o município deve decretar feriado nos dias 5 e 18 de agosto de 2016. A primeira data bate com a abertura dos Jogos Olímpicos. A segunda é o dia da prova de triatlo, que exige a interdição de várias ruas. . 

Outro recurso potencialmente disponível, embora afastado como possibilidade por enquanto, é o rodízio de carros. "Mandei para a Câmara Municipal um projeto que permite que a prefeitura possa determinar o rodízio, mas isso não está nem nos planos de mobilidade da cidade. É uma situação excepcional, mas que tem de ser prevista". 

Conheça cada uma das intervenções

VLT do Porto

Integrado a metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e o teleférico da Providência, o VLT terá 28 km de extensão, com 32 paradas. O VLT fará a conexão dos bairros da Região Portuária ao Centro, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. A estimativa é de que 300 mil passageiros sejam atendidos por dia. 

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro#O VLT fará a conexão entre a Zona Portuária e o Centro da cidade
O VLT fará a conexão entre a Zona Portuária e o Centro da cidade

Transoeste

Inaugurado em junho de 2012, beneficia cerca de 190 mil passageiros por dia. O corredor expresso, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, já reduz o tempo de viagem dos passageiros em até 50%. Agora, está sendo feita a obra do lote 0, que consiste no trecho Alvorada Shopping Città América e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô. Com este trecho finalizado, a quantidade de passageiros beneficiados chegará a 230 mil, a extensão do BRT atingirá 59 km e o número de estações totalizará 66.

Transolímpica

O BRT Transolímpica vai atender 70 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem entre a Barra e Deodoro em 54%. Com 26 km de extensão (13 km de Via Expressa) e 17 estações, a Transolímpica terá ligação com a Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrado aos trens da SuperVia, em Deodoro. 

Ilustração: www.metrolinha4.com.br/
Ilustração: www.metrolinha4.com.br/#A Linha 4 do metrô fará a ligação entre a Zona Sul do Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca
A Linha 4 do metrô fará a ligação entre a Zona Sul do Rio de Janeiro e a Barra da Tijuca

Linha 4 do Metrô

Conecta a Barra da Tjuca à Zona Sul. Contempla 16km de vias e seis novas estações. Integrada a outros meios de transporte, a Linha 4 será fundamental para melhorar o trânsito da região e retirar um número expressivo de veículos das ruas (2 mil veículos por hora/pico). O Metrô – Linha 4  atenderá até 300 mil passageiros por dia.

Brasil2016.gov.br