Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio Open 2018 e Copa Brasil de Canoagem Slalom começam nesta sexta no Rio de Janeiro

Canoagem

21/03/2018 13h50

Deodoro

Rio Open 2018 e Copa Brasil de Canoagem Slalom começam nesta sexta no Rio de Janeiro

Eventos marcam a volta das competições ao Parque Radical de Deodoro, sede das provas olímpicas em 2016. Local vem sendo utilizado para treinos da seleção permanente do Brasil

O Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebe, a partir de sexta (23.03) a primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, evento simultâneo ao Rio Open em competição que também contará com a presença de atletas internacionais. Os eventos marcam a reabertura do local, que sediou as competições de canoagem slalom durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo das provas pelo canal oficial da Canoagem Brasileira no Youtube

Pedro Gonçalves já treina em Deodoro desde o início do ano. Foto: Andre Motta/ rededoesporte.gov.br

Pedro Gonçalves, da APEN de Piraju (SP), está treinando com a equipe permanente da seleção brasileira desde dezembro em Deodoro. Sexto lugar no caiaque masculino nos Jogos Rio 2016, ele não vê a hora de competir de novo na instalação. "A gente conhece cada lugarzinho da pista", comentou Pepe. "Cada detalhe nos favorece, não só para essas competições como também para o Mundial em setembro", comenta o atleta, citando o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Sênior, a ser realizado no Rio no segundo semestre de 2018.

» Mais informações sobre o evento: www.canoagem.org.br

 

Rio Open

Por conta do Mundial, os olhos de canoístas de vários países se voltam Deodoro. O Rio Open terá a participação de 37 competidores internacionais. O francês Antoine Launay, que compete por Portugal, está na cidade há vários dias. Para ele o percurso de Deodoro é uma das melhores pistas do mundo. "É técnico e ao mesmo tempo físico. Este canal é um ótimo local de treinamento e competição de muita qualidade", comenta.

A neozelandesa Luuka Jones é uma que retorna ao Rio depois de conquistar a medalha de prata durante os Jogos Olímpicos em 2016 pelo K1 Feminino. "Estou ansiosa em competir aqui novamente. Acho incrível para o Brasil ter um local de treinamento tão bom. Estou especialmente feliz pelo time brasileiro de canoagem slalom. É um excelente curso para eles treinarem todos os dias aqui e isso os ajudará a se tornarem melhores remadores", afirma.

O tcheco Vit Prins, prata no K1 Masculino no Mundial de 2017 na França, disputará pela primeira vez um evento no Rio de Janeiro. "Se houver possibilidade eu gostaria de remar mais aqui durante o inverno europeu porque o curso é ótimo e tem apenas quatro horas de diferença do fuso do meu país. É realmente importante correr em todo o mundo, não apenas na Europa. Eu acabei de sair da Austrália. Onde todos os melhores atletas europeus passam seu treinamento de inverno. O Rio poderia ser uma ótima opção para virmos também", ressalta.

Legado Olímpico

Reaberto em dezembro do ano passado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Parque Radical de Deodoro é um espaço de lazer para a população aos domingos e também local de treinamento para os atletas da Canoagem Slalom durante a semana. "Demos mais uma importante resposta de legado ao firmarmos a parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e o Comitê Olímpico do Brasil, o que possibilitou clínicas para a comunidade do entorno e também treinamento para os principais atletas pudessem treinar na pista, que é considerada a melhor do mundo. Agora, recebemos a segunda competição pós Jogos Olímpicos e nossa expectativa é que do ponto de vista técnico de um evento deste nível, tudo corra com excelência, credenciando, assim, o equipamento para o Mundial, em setembro" comenta Patrícia Amorim, subsecretária do Legado Olímpico.

João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) lembra que além do Rio Open e do Mundial Sênior em 2018, Deodoro também será sede do Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom em 2019. "Vamos apresentar um grande trabalho, assim como demos um grande passo para a abertura do Parque agora queremos que ele seja uma referência não só para o Brasil, mas para o mundo na prática do esporte" diz.

A Copa Brasil de Canoagem Slalom e o Rio Open é uma realização da ABraCan com supervisão da CBCa, patrocínio oficial do BNDES por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE e Itaipu Binacional e conta com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Comitê Olímpico do Brasil.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem