Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio divulga plano operacional para testes do triatlo e hipismo

Atletismo

16/07/2015 18h35

Eventos-teste

Rio divulga plano operacional para testes do triatlo e hipismo

Eventos servem para avaliar instalações e logística e, no caso do triatlo, reservam vagas olímpicas e paraolímpicas aos melhores

A pouco mais de um ano para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro já começa a viver o clima do megaevento esportivo. Deste mês até maio do próximo ano, a cidade recebe 44 eventos para testar as operações necessárias para receber milhares de atletas, autoridades, jornalistas e visitantes. Nesta quinta, a prefeitura do Rio de Janeiro apresentou o planejamento operacional para os testes de triatlo, paratriatlo e hipismo, que ocorrem no início de agosto.

Copacabana será o palco do evento-teste de triatlo. No dia 1º de agosto (sábado), será realizado o Mundial de Paratriatlo, que conta pontos para o ranking classificatório para os Jogos Rio 2016 e reúne 60 atletas de 15 países. No domingo, dia 2, ocorre a seletiva de triatlo olímpico, com 125 atletas de 25 países. Os três primeiros das disputas masculina e feminina garantem vaga nos Jogos de 2016. Já o evento-teste de hipismo será no Complexo Esportivo de Deodoro, entre os dias 6 e 9, com a presença de 30 competidores. 

Foto: Raphael Lima/Prefeitura do Rio de Janeiro

Para esses dois eventos-teste, o município vai mobilizar cerca de 2.500 agentes e 464 veículos (entre caminhões, reboques, carros-pipa, viaturas e roçadeiras) de oito órgãos, concentrados nas regiões de competição. Além disso, 21 painéis de mensagens variáveis estarão em diferentes pontos da cidade informando aos moradores as principais alterações no tráfego.

Os trabalhos começam no dia 28 de julho, em Copacabana, com a interdição da faixa da Avenida Atlântica junto à praia para a construção do deque de transição do evento.  A operação termina no dia 9, com a liberação das últimas vias bloqueadas em Deodoro.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, caberá à Prefeitura do Rio a organização dos perímetros externos imediatos (Last Mile) e de toda a operação da cidade, gerenciando a mobilidade de moradores e visitantes com as restrições viárias, a logística de serviços específicos e a operação das áreas de convivência e entretenimento. O planejamento começou a ser elaborado há um ano, usando a experiência adquirida em eventos como os Jogos Mundiais Militares, Rio +20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo.

» TRIATLO E PARATRIATLO

Trânsito

As operações especiais incluem pontos de bloqueio, proibição de estacionamento, logística operacional, entre outros. As intervenções começam no dia 28 de julho, terça-feira, com a interdição da faixa da Avenida Atlântica junto à orla para a construção do deque de transição do evento.

A operação contará com 170 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão utilizados 10 veículos operacionais e 30 motocicletas para monitoramento da região e rápido deslocamento em caso de necessidade. Serão utilizados 21 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que, a partir da semana anterior ao evento, informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego. Além disso, 40 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de veículos.

Como chegar:

Utilizar a estação de metrô Siqueira Campos. Além da restrição ao tráfego em vias próximas ao evento, também haverá restrição de estacionamento em algumas áreas para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres.

Ordem pública

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), em conjunto com a Guarda Municipal, contará com 1.576 agentes, distribuídos, em regime de escala, do dia 30/07 até o dia 04/08. Também serão utilizadas 137 viaturas, 72 reboques, oito motos e quatro caminhões distribuídos ao longo deste período.

O objetivo é promover a segurança nas vias de acesso aos espectadores; efetuar ações de prevenção ao comércio ambulante irregular; fiscalizar estacionamentos irregulares em vias públicas, desobstruir as calçadas antes e durante a realização do evento e fiscalizar e autorizar os eventos e a publicidade assim como os estabelecimentos comerciais na área do evento.

Conservação

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) realiza intervenções para preparar as vias de Copacabana para o evento-teste. Há dois meses, 30 funcionários iniciaram trabalhos de fresagem, recapeamento, sinalização horizontal, recuperação de calçamento, instalação de frades e pintura de mobiliários urbanos, que serão concluídos na próxima semana.

» HIPISMO

Trânsito

A operação contará com 130 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão utilizados 20 veículos operacionais e 15 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de necessidade. Haverá 18 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que, desde a semana anterior ao evento, informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego. Além disso, oito reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

A operação em Magalhães Bastos será iniciada às 18h da sexta-feira 7 de agosto, com a implantação das proibições de estacionamento, e tem previsão de término às 13h do domingo 9 de agosto com a liberação das vias bloqueadas no entorno do evento.

Como chegar

A indicação da Prefeitura do Rio é priorizar a estação de trem Magalhães Bastos, pois haverá interdições, alterações viárias e restrição de tráfego e estacionamento na zona mais próxima ao evento.

Ordem pública

A Seop, em conjunto com a Guarda Municipal, atuará com 496 agentes, além de 64 viaturas, 16 reboques e quatro caminhões. As funções serão as mesmas descritas no evento-teste do triatlo.

Comlurb

A Comlurb realizará a coleta de resíduos em geral, a limpeza interna e externa das instalações com varredeiras mecânicas e utilização de pipas d'água com água de reúso e roçadeiras em todo o Complexo Esportivo de Deodoro, onde uma base da companhia dará suporte aos serviços durante as provas de hipismo. O efetivo estimado é de 158 trabalhadores, em turnos que acompanham os horários das provas. Serão disponibilizados 19 veículos, 5 pipas, 3 capinadeiras e 20 roçadeiras.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro