Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio de Janeiro terá uma agenda intensa de eventos para celebrar a contagem de um ano para os Jogos Paralímpicos de 2016

Futebol5

02/09/2015 11h00

PARALIMPÍADAS

Rio de Janeiro terá uma agenda intensa de eventos para celebrar a contagem de um ano para os Jogos Paralímpicos de 2016

Programação começa neste domingo (06.09) com várias atividades na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na segunda-feira (07.09), o país estará a um ano da cerimônia de abertura

No dia 7 de setembro de 2016, o Brasil e o mundo acompanharão, no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. E para marcar a contagem de um ano para o início da competição, a capital fluminense preparou uma grande programação de eventos que prometem levar as Paralimpíadas para perto dos cariocas e dos turistas.

Apresentações de alguns dos atletas mais velozes do mundo, uma partida de futebol de 5 entre Brasil e Argentina e uma disputa de basquetebol em cadeira de rodas serão algumas das atrações no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Seleção Brasileira de futebol de 5, do jogador Jefinho, que venceu todas as três edições da modalidade em Jogos Paralímpicos, enfrentará a Argentina na segunda-feira (07.09). Foto: Julian Finney/Getty Images

As atividades serão gratuitas e realizadas no domingo (06.09) e na segunda-feira (07.09). No feriado, quando faltarão 366 dias para os Jogos Paralímpicos (o ano que vem é bissexto), também começará a venda de ingressos para as competições de 2016.

A programação no domingo começa às 11h, com a eliminatória do Desafio Final, disputa entre velocistas, brasileiros e estrangeiros, que definirá quem são os atletas Paralímpicos mais rápidos do mundo. Os quatro mais velozes se classificam para a bateria final, na segunda-feira.

Ainda no domingo, começando às 16h, a programação cultural terá dança inclusiva e apresentação do DJ João Brasil. Ao mesmo tempo, serão oferecidas oficinas para crianças e cinema ao ar livre para o público em geral.

Na manhã do feriado de 7 de setembro, a programação esportiva começará com o Desafio de Voleibol Sentado, entre Brasil e Estados Unidos, com início às 10h. Na sequência, haverá a recepção a atletas que participaram dos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 e a decisão do Desafio Final, prevista para 12h50.

Duas das melhores seleções do mundo de futebol de 5 – Brasil e Argentina – se enfrentam a partir das 14h. Às 15h, a partida de exibição será do basquetebol em cadeira de rodas.

Durante todo o dia também haverá oficinas para crianças, experimentação esportiva infantil e para adultos e cinema ao ar livre.

E às 16h começa a programação cultural, novamente com Grupo de Dança Inclusiva, Corpo em Movimento, Batalha do Passinho e apresentação do DJ João Brasil e mais os Embaixadores de Alegria.

Fonte: Rio 2016