Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio de Janeiro recebe primeiros atletas para Mundial de Canoagem Slalom

Canoagem

12/09/2018 14h41

Canoagem Slalom

Rio de Janeiro recebe primeiros atletas para Mundial de Canoagem Slalom

Cerca de 300 canoístas, de 40 países, começam a desembarcar na cidade. Treinos começam nesta quinta (13)

A partir desta quinta-feira (13) começam os treinos para o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2018, que será disputado entre os dias 25 e 30, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. Cerca de 300 atletas de 40 países – dentre eles, estrelas olímpicas e novas revelações – começam a desembarcar na capital fluminense, relembrando a adrenalina dos Jogos Olímpicos Rio 2016. É o maior número de países participantes de campeonato mundial em continente americano.

"O evento vai trazer ao Brasil a elite mundial da canoagem slalom. Será uma grande competição, realizada numa estrutura de legado olímpico, com a perspectiva de bons resultados para os brasileiros Ana Sátila e Pepe Gonçalves, que vêm obtendo bons resultados nos circuitos mundiais", avalia o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.

Foto: Divulgação/COB

A intenção ao trazer o campeonato mundial da modalidade ao Rio de Janeiro, segundo Tomasini, é justamente manter o legado olímpico vivo. Inclusive, a Seleção Brasileira de Canoagem Slalom treinou na pista olímpica de Deodoro de dezembro de 2017 a março de 2018. Atualmente, o centro de treinamento é em Foz do Iguaçu.

Na próxima quinta-feira (13), logo pela manhã, várias equipes darão início aos treinos reavivando, mais uma vez, o espírito olímpico nas instalações. A corredeira do Parque Radical comporta até 25 atletas, que vão dividir a pista durante o período de treinamento.

O canal será aberto para as delegações das 8h às 16h40. As equipes do Brasil, Espanha Suécia, Portugal e Senegal, que compõem o grupo A, estão escaladas para o período da manhã. Eslováquia, Japão, Suíça, China, Rússia, Polônia, República Tcheca, Canadá, Hungria, Austrália, França, Estados Unidos, Irlanda, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Cazaquistão também têm espaço reservado para o primeiro dia de treinamento.

Categorias
Nesta edição, as categorias que entram em cena são C1 e K1 (canoa e caiaque individuais e por equipes, respectivamente), tanto feminino quanto masculino; C2 (canoa em dupla mista) e a radical K1 Extremo Cross, nova categoria onde os canoístas, tanto homens quanto mulheres, saltam de uma ponte direto na pista de competição.

Canoístas consagrados já estão confirmados para o evento, como os brasileiros Ana Sátila e Pepe Gonçalves, a australiana Jessica Fox, atual campeã olímpica e das últimas cinco Copas do Mundo da modalidade, e o eslovaco Michal Martikán, que tem, nada menos que, cinco títulos olímpicos.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem