Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rio 2016 tem cinco mil vagas para voluntários na área médica

21/10/2014 15h08

Rio 2016 tem cinco mil vagas para voluntários na área médica

Inscrições vão até 15 de novembro e programa contará com diversos profissionais da saúde

Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016
Foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016#Voluntários atuarão tanto dentro quanto fora das instalações esportivas dos Jogos
Voluntários atuarão tanto dentro quanto fora das instalações esportivas dos Jogos

Dos 70 mil voluntários que participarão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016, cerca de cinco mil serão alocados em funções ligadas à área de serviço de saúde. É a oportunidade para médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e técnicos de diversas especialidades participarem do evento esportivo. As inscrições ficam abertas até 15 de novembro e podem ser feitas no site do Rio 2016.

Os voluntários vão atuar no atendimento a atletas e delegações de mais de 200 países na Policlínina da Vila Olímpica e Paraolímpica, além de postos médicos dentro e fora das áreas de competição.

“O relacionamento entre médico e atleta é muito especial, pois é uma relação de confiança e respeito mútuo. Se você tem orgulho da sua profissão e gostaria de testar os seus limites, o programa de voluntários é uma grande oportunidade”, convida Emma Painter, gerente da área de Serviços Médicos do Comitê Rio 2016.

Para participar, serão aceitos apenas profissionais formados, mas não necessariamente com grande experiência. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos serão uma grande oportunidade para exercer a profissão e melhorar o currículo. Todos os voluntários receberão um certificado de participação, além de treinamento exclusivo.

“Além de formar uma valiosa rede de relacionamentos com profissionais de todo o mundo, as lições práticas que são aprendidas ao acompanhar de perto uma empreitada tão complexa representam uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional”, diz Adriano Valadão, oficial do Corpo de Bombeiros responsável pelo recrutamento da área de Serviços Médicos.

Com experiência como voluntário em eventos esportivos, Alexandre de Paiva Luciano é só elogios à atuação para a carreira. “Considero a experiência que vivi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. A partir de Guadalajara, coloquei uma meta em minha vida: participar de maneira mais ativa nos Jogos Olímpicos do Rio 2016”, comentou o médico ortopedista, citando os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

Os interessados em participar do Programa de Voluntariado do Rio 2016 devem ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 e ter disponibilidade para atuar entre 5 e 21 de agosto (Jogos Olímpicos) e 7 a 18 de setembro (Jogos Paraolímpicos). Para a área de Serviços Médicos, é preciso ter graduação nas seguintes áreas:

  • Enfermeiros e técnicos de enfermagem;
  • Socorristas profissionais (ou acadêmicos da área de saúde que tenham interesse em atuar com primeiros socorros);
  • Fisioterapeutas (especialistas em esporte, quiropraxia, osteopatia ou recém-formados);
  • Massoterapeutas;
  • Farmacêuticos;
  • Dentistas (cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, dentística, endodontia, radiologia odontológica e imaginologia, periodontia e prótese);
  • Técnicos de saúde bucal e higiene dental;
  • Auxiliares de prótese dentária;
  • Técnicos de radiologia;
  • Técnicos em imobilização ortopédica;
  • Optometristas e técnicos em optometria;
  • Médicos (recém-formados sem especialização ou especialistas em medicina esportiva, emergência, ortopedia e traumatologia, cardiologia, oftalmologia, radiologia e acupuntura)

Fonte: Rio 2016