Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ricardo Costa fica com o bronze no salto em distância no Mundial de Atletismo de Londres

Atletismo paralímpico

16/07/2017 12h00

Atletismo Paralímpico

Ricardo Costa fica com o bronze no salto em distância no Mundial de Atletismo de Londres

Atual campeão paralímpico, sul-matogrossense vai ao pódio pela primeira vez em um Mundial. Brasil chega a cinco medalhas

Ricardo Costa conquistou na manhã deste domingo, 16.07, a quinta medalha do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. O sul-matogrossense da classe T11 (cego total) foi bronze no salto em distância - prova da qual é o atual campeão paralímpico. A competição ocorre no Estádio Olímpico, sede dos Jogos de 2012, e segue até dia 23.

Melhor salto do brasileiro foi de 6,21m. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB
"A minha corrida oscilou bastante durante a prova e isso ocasionou a queima de quatro saltos. Mas volto satisfeito porque fiz o meu melhor"
Ricardo Costa

O brasileiro de 35 anos, beneficiado pela Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, atingiu a marca de 6,21m em seu quarto salto. A vitória ficou com o americano Lex Gillette, que registrou 6,27m e faturou o terceiro título mundial consecutivo. Fechou o pódio o ucraniano Ruslan Katyshev, que conseguiu os mesmos 6,21m de Ricardo, mas tinha um segundo salto melhor que o do brasileiro (6,17m contra 5,94m).

"A minha corrida oscilou bastante durante a prova, porque tentei ser um pouco mais veloz, e isso ocasionou a queima de quatro saltos. Tenho convicção de que qualquer um deles teria me dado o ouro. Estou voltando para casa satisfeito, porque sei que fiz o melhor, independentemente do resultado. O bronze está ótimo e é minha primeira medalha em um Mundial", disse Ricardo, que com apenas dois anos já apresentava dificuldade para enxergar. Em 1996, descobriu que tinha a doença de Stargardt, que estava em estágio avançado e o deixou cego total.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro