Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reta final: seleções brasileiras de ginástica artística treinam na Europa

Ginastica artística

30/06/2016 16h09

Rio 2016

Reta final: seleções brasileiras de ginástica artística treinam na Europa

Time feminino está em Portugal antes de seguir para compromisso na Holanda. Equipe masculina está na Suíça e disputa amistoso no próximo sábado

Foto: Divulgação/CBG

Após a ótima performance da seleção brasileira de ginástica artística feminina na Copa do Mundo de Anadia, com quatro medalhas, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade permaneceram em Portugal para um estágio de treinamento, mas agora com a equipe completa, que saiu do Rio de Janeiro para se juntar às atletas na Europa. A programação no Centro de Alta Performance teve início na segunda-feira (25.06) e continua até 6 de julho. Logo depois, o grupo embarca para Beekbergen, na Holanda, para um amistoso no dia 9.

Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon, Milena Theodoro, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade  têm feito duas sessões de treinamento diário, com atividades intensas. "A nossa preparação está sendo como deve ser feita nessa reta final. De manhã as ginastas fazem as séries e à tarde trabalhamos mais os elementos, quando temos mais tempo para fazer as correções e ver no que podemos melhorar. É um trabalho mais específico, para limpar os exercícios", explicou a coordenadora de ginástica artística feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.

Nos Jogos Olímpicos, com as provas da modalidade de 6 a 16 de agosto, o objetivo é fazer história. Por equipe, a melhor colocação da ginástica artística feminina brasileira foi o oitavo lugar em Pequim/2008. No individual geral e por aparelhos, ginastas do país já avançaram às finais, mas não subiram ao pódio.

Neste sábado (02.07), Milena Theodoro e a técnica Keli Kitaura darão uma pausa nas atividades em Portugal e irão para a França para um torneio apenas com ginastas francesas e de países convidados.

Delegação brasileira
Ginastas: Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon, Milena Theodoro, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Técnicos: Alexandre Carvalho, Francisco Portah Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Fisioterapeuta: Júlio César Baptista
Árbitro: Eduardo Junqueira
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov
Chefe de delegação: Georgette Vidor

Seleção masculina

Foto: Divulgação/CBG

A seleção masculina  faz o último teste internacional antes dos Jogos Olímpicos também na Europa. Cinco atletas do individual geral estão em Magglingen, na Suíça, para treinamentos e um amistoso por equipe com a seleção da casa, no sábado (02.07).

Pela primeira vez na história, o país vai aos Jogos Olímpicos com uma equipe masculina completa, além de contar com o atual campeão olímpico nas argolas: Arthur Zanetti. Com atletas de grande potencial técnico e destaque internacional, escolher os cinco convocados que irão ao Rio de Janeiro não é uma das tarefas mais simples.

Para o compromisso na Suíça, a comissão técnica optou por testar cinco ginastas fortes no individual geral: Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Junior, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki, este último medalha de prata no salto na Copa do Mundo de Portugal, no último fim de semana.

"A equipe ainda não está totalmente definida, então estamos fazendo todos os testes possíveis da configuração do grupo e também nos aparelhos. Neste momento, o nosso objetivo é ajustar a estratégia. Estamos observando o que devemos melhorar até os Jogos Olímpicos e o papel de cada um na competição", explicou o chefe de delegação, Leonardo Finco.

Após o estágio de treinamento na Suíça, a equipe volta ao Brasil para dar sequência na preparação. Na reta final, os ginastas farão as atividades no Centro de Treinamento de São Bernardo do Campo (SP).

Delegação brasileira
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Junior, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Ilan Gedanken
Médica: Ana Carolina Corte
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica