Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Representantes do governo falam sobre a preparação do Brasil para 2016 e destacam o legado e nacionalização do esporte

Geral

11/07/2015 16h11

Jogos Olímpicos

Representantes do governo falam sobre a preparação do Brasil para 2016 e destacam o legado e nacionalização do esporte

Ministro do Esporte ressaltou o esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal em torno da organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro

O ministro do Esporte, George Hilton; o presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthuz Nuzman; o presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Joaquim Monteiro de Carvalho; o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso; e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral, concederam uma entrevista coletiva neste sábado (11.07), no Centro de Imprensa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Todos ressaltaram a preparação do Brasil para sediar, em 2016, a primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul.

1mapa.png
Clique para conhecer o mapa da Rede Nacional de Treinamento
Eles destacaram a integração dos três níveis de governo na organização dos Jogos Rio 2016, ressaltaram as melhorias que já foram ou estão sendo implantadas na capital fluminense e reforçaram a importância do legado que o evento deixará para os cariocas e o país.

Além disso, o ministro George Hilton apresentou à imprensa a nova versão do Portal Brasil 2016 e frisou as novidades como o mapa interativo da Rede Nacional de Treinamento, que permite que o internauta veja como os Jogos ajudam a nacionalizar a estrutura esportiva em todas as regiões brasileiras. O novo portal também traz um banco de vídeos para uso editorial, que permite que os veículos tenham acesso a imagens das obras em curso para os Jogos Rio 2016.

"É importante esse momento em que a gente une todos os níveis de governo com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016", declarou o ministro George Hilton. "O governo federal está muito satisfeito e vejo de maneira muito clara que existem três pilares importantes que vão fazer com que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam os melhores de todos os tempos. Há toda uma organização e um trabalho profissional que une excelência na preparação dos atletas e excelência na transparência da APO", continuou.

George Hilton lembrou o ciclo de grandes eventos que o Brasil já sediou desde 2007, como Jogos Pan-Americanos, os Jogos Parapan-Americanos, os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e afirmou que "caberá ao governo federal a nacionalização dos esportes a partir desses grandes eventos".

O ministro destacou, ainda, o apoio que os atletas que defendem o Brasil em Toronto recebem do governo federal e lembrou que 80% dos que competirão no Canadá recebem apoio direto do Ministério do Esporte, via Bolsa-Atleta ou Bolsa Pódio.



Em suas apresentações, Joaquim Monteiro de Carvalho e Marco Antônio Cabral destacaram que os Jogos 2016 transformarão a cidade do Rio de Janeiro e deixarão legados marcantes para os cariocas e para os turistas, não só no que diz respeito à estrutura esportiva mas, principalmente, nos avanços de mobilidade urbana, como a Linha 4 do Metrô. Essa obra ligará Ipanema à Barra da Tijuca e terá capacidade de transportar 300 mil pessoas por dia a partir de 2016. A estimativa é que a Linha 4 retire das ruas cerca de 2 mil veículos por hora e reduza o tempo de deslocamento para 15 minutos - hoje pode ultrapassar as duas horas em períodos de pico.

Questionado sobre a poluição na Baia de Guanabara, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral, afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para melhorar a condição da água e garantiu que os atletas não terão problemas para competir no local em 2016. Segundo ele, a Baía, hoje, está quatro vezes mais limpa do que estava antes da vitória do Rio de Janeiro na eleição que deu ao país o direito de sediar os Jogos , realizada em outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

O ministro George Hilton permanece em Toronto até a segunda-feira (13.07), quando retorna ao Brasil.

Luiz Roberto Magalhães, de Toronto – brasil2016.gov.br