Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Recordes brasileiros e mundial fecham o Circuito Loterias Caixa de Natação

Natacao paralímpica

11/06/2018 15h08

Natação paralímpica

Recordes brasileiros e mundial fecham o Circuito Loterias Caixa de Natação

Foram 224 atletas em disputa no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Terminou no último domingo (10.06) a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, abrigou 224 atletas, de 17 estados e o Distrito Federal, durante o fim de semana. A piscina do local foi palco de um recorde mundial e sete recordes brasileiros. A marca mundial pertenceu mais uma vez a Bruno Becker, curitibano de 27 anos, que outra vez destacou-se nos 50m borboleta, classe S2.

A exemplo do que já havia feito no Open Internacional Loterias Caixa, Bruno Becker venceu e estabeleceu o novo recorde mundial dos 50m borboleta, classe S2. Ele cravou o tempo de 1min11s26 - cerca de três abaixo dos 1min14s44 que fez no evento de abril. É válido ressaltar que a prova não fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020.

Foto: CPB/Divulgação

"Foi uma prova muito especial e eu espero que este resultado traga visibilidade aos atletas de classes baixas. Temos grandes nadadores e competidores nessas provas aqui no Brasil. Espero que este desempenho crie uma nova semente para novos atletas, assim como já aconteceu para mim um dia", disse Bruno, que representa a ACARISUL, de Santa Catarina, e também estabeleceu um novo recorde nacional dos 150m medley (SM2), com 4min58s42.

Além da marca de Bruno Becker, atletas brasileiros que estiveram nas etapas da World Series do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) também fizeram bons tempos. A mineira Patrícia Pereira dos Santos (ACPD) fez o recorde nacional dos 50m livre S4 feminino, com o tempo de 41s97. Já a gaúcha Susana Schnarndorf, do Grêmio Náutico União, também se destacou nos 150m medley, classe SM4, ao cravar a marca 3min14s12.

Ainda nesta semana, será divulgada a lista final dos atletas que viajarão para a principal competição da natação paralímpica mundial neste ano, o Parapan-Pacífico da Austrália, entre os dias 9 e 13 de agosto, em Cairns.

O calendário da natação paralímpica brasileira seguirá após o evento e ainda contará com a segunda etapa do Circuito Loterias Caixa, de 17 a 19 de agosto. Por fim, de 4 a 7 de novembro, haverá o Campeonato Brasileiro. Ambos os eventos estão previstos para ocorrer no CT Paralímpico.

O Circuito

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)