Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rafaela Silva recebe prêmio por “performance inspiradora” nos Jogos Rio 2016

Judô

16/11/2016 15h34

Judô

Rafaela Silva recebe prêmio por “performance inspiradora” nos Jogos Rio 2016

Campeã olímpica, judoca foi homenageada durante a assembleia da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, em Doha, no Catar

Primeira brasileira a subir ao topo do pódio nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rafaela Silva segue sendo homenageada pela conquista. Na última terça-feira (15.11), a judoca recebeu da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, em inglês) o prêmio de “Performance mais inspiradora dos Jogos Olímpicos”. A entrega da honraria foi realizada durante a assembleia da entidade, em Doha, no Catar.

RafaelaSilvaRio2016RC.jpg
Rafaela comemora o ouro no Rio 2016: desempenho valeu mais do que a medalha. Foto: Roberto Castro/Brasil2016.gov.br

“Conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil na frente de uma torcida apaixonada foi uma experiência inesquecível. Eu trabalhei muito duro nos últimos quatro anos para chegar lá e é muito gratificante saber que tudo valeu a pena”, celebrou a atleta.

RafaelaSilvapremioDoha.jpg
Rafaela posa com o mais novo troféu conquistado. Foto: CBJ/Reprodução

“Foi espetacular a premiação da Rafaela. Foram muito poucos os atletas premiados nesse evento. É algo importante, porque Rafaela é a expressão do que foram os Jogos Olímpicos no Brasil e no Rio de Janeiro. Depois de ter sido campeã mundial em casa em 2013, ela fechou esse ciclo com o título olímpico, dentro de casa, bem próximo à comunidade onde cresceu. É um orgulho para a CBJ fazer parte dessa história”, destacou Paulo Wanderlei, presidente da Confederação Brasileira de Judô.

No Rio de Janeiro, a história de Rafaela  completou uma reviravolta há muito esperada por ela. Quatro anos, em Londres 2012, a brasileira foi desclassificada dos Jogos Olímpicos por um golpe ilegal. Depois da decepção, a judoca deu a volta por cima com a conquista do título Mundial e do ouro olímpico.

“Acho que esse é o meu objetivo, inspirar as pessoas através do esporte. Não importa de onde você venha, qual a sua cor. Todo mundo pode chegar tão longe quanto quiser. Fico muito feliz de saber que posso transformar as vidas das pessoas através do que eu mais gosto de fazer, que é lutar judô”, acrescentou a campeã olímpica.

Brasil2016.gov.br, com informações da CBJ