Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rafael Macedo conquista a prata e Brasil encerra o Grand Prix de Zagreb de judô com cinco pódios

Judô

02/10/2017 11h41

JUDÔ

Rafael Macedo conquista a prata e Brasil encerra o Grand Prix de Zagreb de judô com cinco pódios

Novato do peso médio foi vice-campeão neste domingo, último dia de competições na Croácia. País ficou em terceiro no quadro geral de medalhas

O judoca Rafael Macedo conquistou a medalha de prata neste domingo (01.10), último dia de competições do Grand Prix de Zagreb, na Croácia, e ajudou o Brasil a ficar em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. O país somou dois ouros, uma prata e dois bronzes. Eleudis Valentim (52kg) e Barbara Timo (70kg) foram campeãs, enquanto Eduardo Katsuhiro (73kg) e Jéssica Pereira (52kg) ficaram com o bronze nos primeiros dias de disputa na Croácia.

Campeão mundial júnior no peso meio-médio (81kg), Macedo subiu recentemente para a categoria de cima (90kg) e já provou que tem potencial para o novo peso ao conquistar sua primeira medalha em etapas de Grand Prix. Ele começou bem, com vitórias por ippon sobre David Kukovica (SLO) e David Klammert (CZE) para avançar às quartas de final, onde encontraria o número um do mundo, Aleksandar Kukolj, da Sérvia.

O brasileiro Rafael Macedo (à esquerda), ao lado dos medalhistas da categoria 90kg em Zagreb. Foto: FIJ

Em combate eletrizante, Kukolj abriu um waza-ari de vantagem e Macedo respondeu com um ippon, que foi corrigido para waza-ari. Na sequência, o sérvio jogou o brasileiro novamente por waza-ari e ficou à frente do placar (2 a 1). Mais agressivo, Macedo emplacou três waza-aris em sequência para virar a disputa a seu favor em 4 a 2. O sérvio ainda marcou mais um waza-ari antes do encerramento da luta, mas não foi suficiente.

Na semifinal, o brasileiro superou outro cabeça de chave, o azeri Tural Safguliyev, por ippon, depois de sair perdendo por um waza-ari.

Na decisão pelo ouro, Macedo acabou sofrendo o ippon do experiente Krisztian Toth, da Hungria, e terminou com a prata.

Camila Yamakawa também chegou a disputar uma medalha, mas deixou o bronze escapar no duelo contra a japonesa Nami Inamori.

Ruan Isquierdo (+100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg) também lutaram neste domingo, mas pararam nas preliminares.

O judô brasileiro voltará ao Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 26 a 28 de outubro.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô