Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Qualidade do CT Time Brasil atrai atletas de várias regiões do mundo

Atletismo

13/02/2019 09h59

COB

Qualidade do CT Time Brasil atrai atletas de várias regiões do mundo

Atraídos pelas instalações oferecidas pelo COB e pelo clima do Rio de Janeiro, britânicos, russos, italianos e ucraniano já fizeram uso da instalação do Time Brasil em 2019

O Centro de Treinamento Time Brasil reúne, diariamente, grandes atletas brasileiros de modalidades olímpicas como atletismo, caratê, ginástica artística, judô, maratonas aquáticas, natação, nado artístico, saltos ornamentais, vela, vôlei, vôlei de praia, entre outras. Mas, em 2019, um dado chama a atenção: o número de estrangeiros utilizando a instalação localizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Desde o início do ano, atletas e treinadores de diferentes nacionalidades vêm treinando no local, que oferece estrutura de ponta para a preparação de alto rendimento.

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (11.02), a coordenadora técnica da seleção russa de nado artístico, que está treinando no local desde 28 de janeiro, realizou uma palestra para diversas atletas e técnicas do Brasil, do juvenil ao adulto, além de representantes de clubes. A apresentação de Tatiana Pokrovskaya teve grande procura e o número de perguntas atestou o interesse dos brasileiros nos métodos da técnica pentacampeã olímpica.

"A nossa história de colaboração com o Brasil começou há muito tempo, em 1995, para ser exata, quando ajudei na preparação para os Jogos de Atlanta. A Roberta Perilier, que é a técnica do adulto, foi minha atleta enquanto estava treinando o Brasil. A gente gosta de treinar aqui porque a piscina é magnífica, maravilhosa. Mesmo estando calor, você consegue trabalhar na sombra. Como a gente treina o ano inteiro na piscina coberta, com frio, queremos dar essa oportunidade para as meninas treinarem a céu aberto, no Rio de Janeiro", lembrou Tatiana, que está preparando uma nova coreografia e ensaiando novos movimentos visando o Mundial da modalidade e os Jogos Tóquio 2020. "Eu não gosto de criar expectativa, sempre tem que entrar na piscina como na guerra: para vencer".

Na segunda ainda foi possível encontrar três italianos e um ucraniano na sala de força e condicionamento do CT Time Brasil. O treinador Roberto Odaldi e os nadadores Marco Orsi, Sara Alesci e Andrii Govorov aproveitaram a manhã para fazer a parte física nos equipamentos do CT.

A vinda deles foi obra do técnico Arílson Silva que, apesar de brasileiro, pode ser considerado um estrangeiro, já que, atualmente, está focado no treinamento de Govorov, recordista mundial nos 50m borboleta. Arílson é um velho conhecido do Maria Lenk e frequenta o ambiente desde 2011, quando orientou a preparação final de Bruno Fratus para os Jogos de Londres.

"Viemos treinar aqui no Brasil por três motivos: primeiro, porque o Arilson é um treinador vencedor e é um prazer andar junto com diferentes estilos e diferentes pessoas. Segundo, para o Marco é bom porque o Govorov, nesse momento, é o mais rápido do mundo e um grande desafio para ele. E em terceiro, porque na Itália é inverno. O Maria Lenk é um belo lugar, perfeito para o treino e, imagino, perfeito para competições. As pessoas me fizeram me sentir em casa aqui", disse Roberto Odaldi.

Outros estrangeiros que aproveitaram a estrutura do CT Time Brasil este ano foram os atletas da seleção de saltos ornamentais da Grã-Bretanha, que estiveram no Rio de Janeiro de 3 a 15 de janeiro. Alguns dos maiores nomes do esporte britânico, como os medalhistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 Jack Laugher (ouro e prata), Tom Daley (bronze, mesma colocação de Londres 2012) e Daniel Goodfellow (bronze) realizaram seus treinos no Parque Aquático Maria Lenk.

"O principal fator para estarmos aqui é a facilidade para praticarmos os saltos. Eu sei que no Rio tem outras piscinas, mas essa é a melhor, tem todos os requisitos. Quero estabelecer uma boa relação com os brasileiros, estou planejando voltar outras vezes para realizar treinamentos", projetou o treinador Alexei Evangulov, que também fez uma apresentação para os treinadores brasileiros da modalidade, em contrapartida pelo uso do CT.

O Centro de Treinamento Time Brasil conta, além das piscinas de natação e de saltos ornamentais, com a Sala de Esportes de Combate, Sala de Força e Condicionamento, Sala de Descanso, Sala de Avaliação, Laboratório Olímpico e o CT de Ginástica Artística.

"É uma estrutura profissional porque consigo ver tudo que é realmente importante para os grandes atletas a uma pequena caminhada de distância, como o laboratório, a academia, a boa piscina... Eu realmente estou gostando", disse o recordista mundial Govorov.

A invasão de estrangeiros mostra que o Centro de Treinamento Time Brasil "é, na verdade, do mundo. Esse intercâmbio só tem benefícios a trazer para o esporte brasileiro", resumiu Luisa Borges, atleta olímpica do nado artístico. "É um privilégio ir para o nosso treino e ter elas (as russas) por perto. O olho realmente chega a brilhar e a gente pensa: quero ser igual a elas".

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil