Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Quadra central do Centro Olímpico de Tênis é entregue

Tenis

10/12/2015 22h50

Rio de Janeiro

Quadra central do Centro Olímpico de Tênis é entregue

Principais tenistas do Brasil irão experimentá-la nesta sexta e sábado, no Brasil Masters Cup 2015, evento-teste da modalidade para os Jogos Rio 2016

A quadra central do Centro Olímpico de Tênis foi entregue na noite desta quinta-feira (10.12). É a primeira instalação esportiva inaugurada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com capacidade para dez mil pessoas, a quadra central já está sendo testada, já que o Centro Olímpico de Tênis recebe o Brasil Masters Cup 2015, evento-teste da modalidade para os Jogos Rio 2016, de quinta até sábado (12.12), reunindo 74 tenistas brasileiros, sendo oito cadeirantes. Além da quadra central, outras nove secundárias receberão partidas.

quadracentral_prefeiturario.jpg
Foto: Prefeitura do Rio

"É uma alegria inaugurar o primeiro equipamento do Parque Olímpico e entrar no parque já nessas condições. A gente fica super feliz de ver que o Parque Olímpico está indo bem, que as coisas estão acontecendo bem e que vamos entregar tudo no prazo e no custo, como a gente prometeu", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A tenista Teliana Pereira, 46ª no ranking da WTA, relatou as primeiras impressões da visita inicial. "A quadra principal está muito bonita e está ficando muito bacana, está bem parecida com Wimbledon", disse.

No Brasil Masters Cup 2015, o Comitê Organizador dos Jogos e a prefeitura testarão a área de competição, o sistema de resultados, a atuação dos voluntários e o chamado "caminho do espectador", entre a estação Rio 2 do BRT Transcarioca e o Parque Olímpico. O trecho percorrido a pé terá orientação de agentes de trânsito e da Guarda Municipal. O evento será assistido por convidados e operários das obras do Parque Olímpico.

Bruno Soares, 22º do mundo no ranking da ATP de duplas, está ansioso para testar a quadra nesta sexta, no desafio de duplas, do qual também participarão João "Feijão" Souza, André Sá e Marcelo Demoliner. "Foi minha primeira visita aqui, só conheci a quadra central e ela é fantástica. É impressionante, muito bonita, enorme, já dá um arrepio de pensar ela cheia", afirmou Soares.

A instalação sediará as competições de tênis olímpico e paralímpico, além do futebol de 5 nos Jogos Rio 2016, e contará com dezesseis quadras no megaevento, todas com piso rápido na cor verde. A instalação foi erguida pela Prefeitura do Rio, com recursos do governo federal.

Foto: Carol Delmazo/brasil2016.gov.br

Legado

Após os Jogos, a proposta é que o Centro Olímpico de Tênis seja transformado em um Centro de Treinamento para tenistas profissionais e também possa ser usado por jovens de escolinhas e projetos sociais. Permanecerão nove das dezesseis quadras: a principal se manterá com 10 mil lugares, a segunda maior, para cinco mil pessoas, será desativada e a terceira maior, com três mil lugares, permanecerá após os Jogos sem as arquibancadas. Sete das outras treze quadras, com 250 lugares cada, também ficarão no complexo para disputa de partidas. As outras servirão de treinamento e aquecimento.

"É um grande momento de ter esse legado depois dos Jogos. A Confederação (Brasileira de Tênis) tem essa vontade de ter o Centro de Treinamento aqui e também de trazer o tênis pra cá e tornar isso aqui a casa do tênis. Quando se tem um local como esse, seu leque se expande muito, tudo passa a ser mais fácil quando se tem uma casa como essa", disse Bruno Soares.

Carol Delmazo - brasil2016.gov.br