Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primeiro teste do Parque Olímpico, no Centro de Tênis, termina com sucesso

Tenis

12/12/2015 19h06

Eventos-teste

Primeiro teste do Parque Olímpico, no Centro de Tênis, termina com sucesso

Atletas, Comitê Rio 2016 e Federação Internacional avaliaram positivamente a instalação. Ajustes que devem ser feitos não preocupam

O Brasil Masters Cup 2015, finalizado neste sábado (12.12), foi um marco da preparação do país para os Jogos Rio 2016. Como primeiro evento-teste no Parque Olímpico da Barra, o torneio deu a oportunidade a dezenas de tenistas brasileiros, incluindo oito cadeirantes, de avaliar o Centro Olímpico de Tênis. Para os atletas, e também para o Comitê Organizador e para a Federação Internacional da modalidade, a experiência foi positiva. Apenas detalhes deverão ser ajustados para o megaevento do ano que vem, enquanto a obra do complexo segue seu curso.

“Conseguimos que a velocidade da quadra seja similar aos torneios que serão jogados naquelas semanas (dos Jogos)”, disse Juan Margets, secretário geral da Federação Internacional de Tênis.  “Não encontramos discrepância e isso é ótimo. Os painéis de publicidade estão entrando um pouco dentro de quadra, mas se estamos falando disso, é sinal de que não há problemas, caso contrário estaríamos falando de questões mais importantes. Algumas coisas não estão finalizadas, mas estão no caminho absolutamente correto”.

ar_tennis__0005_7198_2015_Gabriel_Heusi_Action.jpg
Thiago Monteiro em ação durante o evento-teste do tênis. Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

Para o Comitê Organizador Rio 2016, os principais testes foram realizados com êxito, especialmente por terem indicado os pontos de ajuste necessários.  Como exemplo, o diretor de Esportes, Rodrigo Garcia, mencionou o painel de fundo da quadra, que traz a marca do evento-teste e é verde-limão. Segundo alguns atletas, atrapalhou um pouco durante as partidas por se misturar com a cor da bolinha.

» Quadra principal é batizada com o nome de Maria Esther Bueno

“A gente fez testes em relação às cores que a gente vai utilizar para comunicação visual dos Jogos e isso para nós é fundamental em esportes como o tênis e o tênis de mesa, em que os atletas usam a referência da bola. Estamos testando tonalidades, tem todo um grafismo do Rio 2016 que dá pra gente trabalhar com isso”, disse Rodrigo.

“O importante é que as quadras estão aí, recebemos vários feedbacks dos atletas em relação à cor da instalação, à velocidade da quadra, em relação até ao uso de iluminação, e para nós é muito importante ter esse retorno. Do lado da equipe, é fundamental testar a operação e o feedback também foi positivo”, acrescentou.

Em relação à iluminação, não houve jogos de noite durante o evento-teste. Nos Jogos Rio 2016, entretanto, haverá sessões noturnas. Conforme explicado por Gustavo Nascimento diretor de Gestão de Instalações do Comitê, na sexta (11.12), o aparato completo de iluminação será testado a partir de maio, para evitar gasto excessivo de dinheiro neste momento. Segundo o secretário geral da Federação Internacional de Tênis, os testes a partir de maio são suficientes e não prejudicam a organização do evento em 2016.

Visão dos atletas

Circulando pelo complexo, a campeã da disputa feminina  de tênis em cadeira de rodas, Natalia Mayara, não teve problemas com acessibilidade. Ela elogiou a estrutura e, em especial, os espaços da quadra principal.

“A quadra está impressionante, ótima. A área de recuo para cadeira de rodas está enorme, tanto lateral quanto para trás, isso é muito bom. Para mobilidade, para velocidade, para pegar a cadeira, a bola, na hora de trocar de lado, os espaços estão perfeitos”, disse a atleta, já classificada para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Um dos testes do evento, a ação dos boleiros também foi aprovada pela atleta. “Está bom. No meu primeiro jogo, foi impressionante. Eu olhava e já estava com a bola na mão. E também são muito simpáticos, sempre atenciosos, oferecendo água, oferecendo toalha, está muito bacana”, explicou.

Melhor brasileiro no ranking de simples da ATP, Thomaz Bellucci (37º) jogou o desafio da tarde deste sábado com o jovem tenista Orlando Luz, de 17 anos. Ele venceu por dois sets a zero (7/6 e 7/6). Bellucci também não teve problemas com os boleiros, gostou do jogo com Orlandinho e aprovou a estrutura da quadra principal.

“A gente ainda não está na melhor forma, estamos em pré-temporada, então não seria um jogo em que estaríamos 100% tecnicamente. Mas foi um bom jogo, o Orlandinho tem muito potencial.  A quadra é excelente, não deixa nada a desejar aos torneios que a gente encontra no Circuito, Masters 1000, Grand Slams, é enorme”, disse. 

Além da quadra principal, outras nove quadras secundárias foram utilizadas no evento-teste. Orlando Luz também experimentou algumas delas.

“Gostei muito da quadra central. Como mencionaram durante a semana, está muito parecida com a quadra 1 de Wimbledon em tamanho. E o pessoal fez bastante barulho hoje, isso ajudou a sentir o público. Joguei na quadra 2, que também está muito parecida, ainda está sem a arquibancada, mas o público consegue chegar bem perto. Está muito bom”, avaliou. 

Durante os Jogos Rio 2016, serão 16 quadras. Além do tênis olímpico e paralímpico, o Centro de Tênis também vai sediar as disputas do futebol de 5. O futuro da instalação já está sendo discutido pela Confederação Brasileira de Tênis e as autoridades, e a perspectiva de ter um Centro Nacional de Treinamento no local anima toda as gerações.

“Seria muito legal conseguir esse complexo como casa do tênis e a gente vai fazer a maior força possível para conseguir isso”, disse Orlandinho. “Antes da era Guga, a gente nem pensaria em ter uma estrutura como essa, uma quadra com 10 mil pessoas, 16 quadras que, no futuro, podem virar Centro de Treinamento.  Nunca tivemos um centro de formação de atletas, apenas tenistas esporádicos, e é uma chance única. Temos de fazer diferente”, completou Bellucci.

12122015_montagem_correiosjpg.jpg
Emissão especial de selos dos correios contemplando modalidades olímpicas e os mascotes dos Jogos

Selos

Os Correios lançaram, durante o evento-teste, mais uma série de selos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As estrelas são os mascotes Vinícius e Tom. As peças têm aplicação de relevo seco nos desenhos e nas inscrições em braile. A tiragem é de 150 mil blocos de cada mascote a R$ 3,25 cada selo.

Também será apresentada, em evento da Confederação Brasileira de Tênis na noite deste sábado, a terceira e última emissão especial de modalidades dos Jogos. Onze esportes estão representados: tênis, natação paralímpica, hóquei sobre grama, hipismo, vôlei de praia, vela, ginástica, tiro esportivo, pentatlo moderno, judô e atletismo. A tiragem é de 3,75 milhões de selos a R$ 1,40 cada. As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline)  e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br