Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prêmio Brasil Olímpico homenageia melhores atletas do ano

Geral

14/12/2015 16h39

No Rio de Janeiro

Prêmio Brasil Olímpico homenageia melhores atletas do ano

Festa marcada para a noite desta terça-feira vai celebrar os esportistas que foram os destaques de 2015 do esporte nacional em 49 modalidades, além de eleger o Atleta da Torcida

isaquias.jpg
Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, é um dos indicados a melhor atleta do ano.
Os melhores atletas olímpicos de 2015 serão revelados nesta terça-feira (15.12), a partir das 20h, na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a festa de gala do esporte nacional será realizada no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, e homenageará os principais destaques esportivos do ano. 

Na cerimônia serão entregues os troféus Melhor Atleta do Ano, Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações. Os medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, realizados em julho, também receberão homenagem especial. Além disso, serão premiados os melhores em cada uma das 49 modalidades esportivas.

Os seis atletas mais votados pelo colégio eleitoral do Prêmio Brasil Olímpico 2015 que concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano são: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), no feminino; e Alison e Bruno (vôlei de praia), Isaquias Queiroz (canoagem) e Marcelo Melo (tênis), no masculino. A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Além dos seis mais votados para o troféu Melhor Atleta do Ano, o COB premiará os melhores atletas de 2015 em cada uma das 49 modalidades. Para o prêmio de Atleta da Torcida, o COB selecionou atletas ou duplas, quatro no masculino e quatro no feminino, que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015.  O destaque pode ter sido por sua performance esportiva, suas atitudes e condutas, seu exemplo de superação, conquista inédita ou proximidade e identificação com público. Os votos serão computados até momentos antes do anúncio do vencedor. 

Concorrem ao prêmio Atleta da Torcida 2015: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Erika Miranda (judô), Fabiana Murer (atletismo - salto com vara), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcelo Melo (tênis), Thiago Pereira (natação), Yane Marques (pentatlo moderno) e Alison e Bruno (vôlei de praia). Em 2014, primeiro ano em que se premiou o atleta da torcida, a vencedora foi a ginasta Flávia Saraiva.

Cada fã pode votar uma vez em seu atleta preferido e participar da campanha compartilhando a enquete com seus amigos.  A votação do Atleta da Torcida é feita exclusivamente pelo Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pt/pbo.

Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, disputa os troféus de Melhor Atleta do Ano e Atleta da Torcida. Foto: Satiro Sodré/SSPress

Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten receberá no Prêmio Brasil Olímpico o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico.

Para o Prêmio de Melhor técnico do ano, o COB indicou o croata Ratko Rudic (modalidades coletivas), do polo aquático, e Leandro "Brachola" Andreão (individual/ duplas), do vôlei de praia. Técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial, Ratko Rudic comanda a Seleção Brasileira masculina da modalidade, enquanto Brachola é técnico da dupla Alison e Bruno Schmidt, campeões mundiais em 2015.

A nova geração do esporte nacional também será premiada. Os melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude 2015 são: Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atlestimo, na etapa de 15 a 17 anos; e Amanda Kunkel, do ciclismo, e Leonardo Santana, do judô, na fase 12 a 14 anos.

Confira os melhores atleta de 2015 em cada modalidade:

Atletismo: Fabiana Murer
Badminton: Lohaynny Vicente
Basquete: Leandro Barbosa
Boliche: Marcelo Suartz
Boxe: Robson Conceição
Canoagem Slalom: Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX: Renato Rezende
Ciclismo Estrada: Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini
Ciclismo Pista: Kacio Freitas
Desportos na Neve: Michel Macedo
Desportos no Gelo: Edson Bindilatti
Esgrima: Renzo Agresta
Esqui Aquático: Marcelo Giardi
Futebol: Lucas Lima
Ginástica Artística: Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim: Camilla Gomes 
Ginástica Rítmica: Natália Gáudio
Golfe: Lucas Yu Shin Lee
Handebol: Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento: João Victor Oliva
Hipismo CCE: Ruy Leme
Hipismo Saltos: Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama: André Luiz Couto
Judô: Érika Miranda
Karatê: Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso: Fernando Reis
Lutas: Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
Natação: Thiago Pereira
Nado Sincronizado: Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística: Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno: Yane Marques
Polo Aquático: Felipe Perrone
Remo: Fabiana Beltrame
Rugby: Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais: Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol: Martha Murazawa
Squash: Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo: Iris Silva Tang Sing
Tênis: Marcelo Melo
Tênis de Mesa: Hugo Calderano
Tiro com Arco: Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo: Cassio Rippel
Triatlo: Manoel Messias
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol: Sérgio Dutra dos Santos

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil