Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos unem arte e esporte

Geral

13/07/2016 11h32

Rio 2016

Pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos unem arte e esporte

Peças foram criadas por 12 artistas brasileiros e mais a colombiana Olga de Amaral. Obras estão expostas no Museu do Amanhã

Os pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram apresentados nesta terça-feira (12.07), em evento realizado no espelho d'água do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio. "Você tem o Brasil e os Jogos representados de maneiras muito diferentes, desde o menino com a pipa até a tocha e os aros" disse Carla Camurati, diretora de cultura do Rio 2016.

São 12 artistas brasileiros: Alexandre Mancini, Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Claudio Tozzi, Ana Clara Schindler, do Estúdio Preto e Branco, Gringo Cardia em parceria com Geléia da Rocinha, Gustavo Greco, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, Juarez Machado, Kobra e Rico Lins. A colombiana Olga de Amaral completa o time de artistas, e os logos olímpico e paralímpico também aparecem na coleção.

Gringo Cardia, que trabalhou com o muralista Geléia da Rocinha, conta que a inspiração para o trabalho da dupla foi a relação do atleta com o mar. "O Rio é uma cidade olímpica pela própria natureza. As pessoas adoram ficar fora, ao ar livre, praticando esportes."

O artista Gustavo Greco, da Greco Design, fez um pôster influenciado pelos traçados das quadras, piscinas e tatames olímpicos. "Tentamos identificar como os esportes traçam seus grids, que são exatamente os fundamentos do design."

Os pôsteres ficam em exposição no Museu do Amanhã até o dia 22 de julho, depois seguem para o Parque Olímpico de Deodoro. É possível comprar reproduções em dois tamanhos: 28cm x 42cm, com preço de R$ 30, e 60cm x 90cm, por R$ 50. Estão à venda na loja do museu ou nas lojas Rio 2016. Os pôsteres oficiais são uma tradição olímpica desde os Jogos de Estocolmo, em 1912. Eles são escolhidos pelo comitê organizador e permanecem como lembrança histórica de cada uma das edições.

Os pôsteres #Rio2016 estão lançados! São 13 artes incríveis e de vários estilos que estarão expostas até o dia 25 no Museu do Amanhã e depois estarão à venda!

Publicado por Rio 2016 em Terça, 12 de julho de 2016


Fonte: Rio 2016