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31/05/2016 11h56

Mobilidade e saneamento

População carioca já está usando o Novo Joá

Obras de duplicação do elevado foram entregues no fim de semana e aumentarão em 30% a capacidade da via entre Zona Sul e Barra da Tijuca. Prefeitura também entregou a nova Estação de Tratamento de Esgoto da Zona Oeste

Novo Joá facilita o trajeto Zona Sul-Barra. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

O trajeto Zona Sul-Barra está  mais fácil para os cariocas. Um principais projetos do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a duplicação do Elevado do Joá foi entregue à população no fim de semana. O Novo Joá tem 5km de extensão e garantirá o aumento da capacidade viária entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca em 30%, podendo ser utilizado também em reversível nos horários de pico do tráfego.

Com investimentos de R$457,9 milhões, a estrutura conta com duas faixas e dois túneis paralelos ao já existente, no sentido São Conrado-Barra. As pistas em operação, no viaduto inferior, permanecem no sentido Barra-São Conrado. O viaduto superior, que tem circulação em direção à Barra da Tijuca, passa a operar em mão dupla somente para automóveis.

A nova estrutura é cinco metros mais alta que a atual, permitindo que os motoristas continuem tendo a oportunidade de apreciar a vista para o mar. Os dois novos túneis têm 650 metros de extensão no total. O escopo incluiu ainda a implantação da nova Ponte da Joatinga, com 520 metros, e remodelou as faixas de acesso aos viadutos na altura de São Conrado, reorganizando o trânsito local.

“No horário da manhã, quando temos a reversível que privilegia quem vai da Barra ao Centro, temos um impacto muito grande no sentido inverso. Esperamos que isso seja solucionado de imediato com a abertura da nova via”, disse o secretário de Transportes, Rafael Picciani.

Uma ciclovia de 3,1 km foi construída sobre o elevado existente e será inaugurada após a rechecagem e inspeção dos técnicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), cuja perícia independente foi contratada pela Prefeitura do Rio em abril deste ano após o acidente no trecho da ciclovia construída na Avenida Niemeyer.

Novo Joá mantém a vista para o mar. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

A nova pista do Joá e o tabuleiro inferior têm velocidade máxima de 80 km/h. Já o tabuleiro superior terá velocidade de 50 km/h. As vias contam com fiscalização eletrônica. Com a nova configuração do Joá, espera-se uma redução de até 60% no tempo de viagem no sentido Barra no período da manhã. Já no período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média, no trecho do Joá. No sentido contrário, o tempo de viagem será reduzido em 10%.

Pelas pistas em operação do Joá, trafegam 85 mil veículos por dia. Por conta da redução de 85% do volume de tráfego durante a madrugada, a pista em mão dupla do tablado superior será fechada toda noite, das 23h30 às 4h30, exceto quando houver manutenção em outras pistas.

Joá nos Jogos Olímpicos

Para os Jogos Olímpicos, no período de 31 de julho a 22 de agosto, haverá duas Faixas Olímpicas dedicadas (exclusivas) no Joá: uma faixa na nova pista sentido Barra e uma faixa no sentido São Conrado, no tablado inferior. As Faixas Olímpicas serão implementadas durante o evento para garantir o tempo de deslocamento da família olímpica aos locais de competição.

Os fechamentos de pista, quando necessários, serão comunicados com antecedência. Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) informarão o regime de operação das pistas do Elevado do Joá. No tablado superior, dispositivos luminosos (que indicam a liberação de pista) também servirão de reforço na comunicação aos usuários sobre a operação.

Nova Estação de Tratamento de Esgosto (ETE) da Zona Oeste. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

Estação de Tratamento na Zona Oeste

A prefeitura também inaugurou a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Zona Oeste, que vai tratar efluentes de Bangu, Deodoro, Realengo, Padre Miguel, Magalhães Bastos, Jardim Sulacap e Vila Militar. A estação, um dos legados ambientais dos Jogos Rio 2016, tem capacidade de atendimento a 430 mil pessoas. Localizada em Deodoro, é a maior estação dentro da concessão de saneamento da Área de Planejamento 5 (AP5), que abrange 21 bairros, o que corresponde a 48% do território municipal.

Com o início da operação, imediatamente 230 mil pessoas passam a ser atendidas e 35 milhões de litros de esgoto deixam de ser despejados diariamente na Baía de Guanabara. Isto equivale 1.450 caixas d'água por hora de efluente tratado. A partir de novembro, quando atingir sua capacidade plena de trabalho, 65 milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados diariamente na Baía de Guanabara - quantidade equivalente ao esgoto coletado e tratado na cidade de Niterói.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro