Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Policiais brasileiros acompanham operação de segurança do Super Bowl

Geral

05/02/2016 09h53

Segurança

Policiais brasileiros acompanham operação de segurança do Super Bowl

Agentes viajaram a convite da organização do evento. Visita faz parte do Programa de Observadores de Grandes Eventos Esportivos, que visa à preparação para os Jogos Rio 2016

Atualizada em 18h15

A Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge-MJ) está à frente da comitiva de profissionais de segurança pública que acompanhará os preparativos do Super Bowl 50, a final do campeonato de futebol americano. O convite veio da organização da competição, considerada um dos maiores eventos esportivos do mundo, e que será realizada neste domingo (07.02) na cidade de Santa Clara, na Califórnia, Estados Unidos. Os únicos gastos públicos com a viagem foram com passagens e diárias, em conformidade com a legislação vigente.

Reunião realizada nesta quinta (04.02) com representantes da Polícia de São Francisco, da Interpol e da comitiva do Programa de Observadores brasileiro. Foto: Divulgação/Sesge

O delegado federal Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos e Coordenador Nacional de Segurança dos Jogos Rio 2016, acompanhará in loco as medidas adotadas. Os coordenadores de segurança das cidades-sede dos jogos de futebol da Olimpíada também acompanharão a operação de segurança do Super Bowl, que conta com a participação de diversas agências federais, estaduais e municipais, sendo uma oportunidade única para contribuir no planejamento de segurança das provas em arenas fechadas nos Jogos Rio 2016.

A visita faz parte do Programa de Observadores de Grandes Eventos Desportivos, criado pela Sesge, com a missão de levar profissionais de Segurança Pública a terem contato com as melhores práticas mundiais do setor, visando à preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. O objetivo é acompanhar a operação de segurança, e não houve compra de ingressos para os profissionais.

No SuperBowl, os a agentes, a convite do FBI (Federal Bureau of Investigation), vão visitar e ter reuniões na polícia de San Francisco, no Centro de Operações Conjuntos do FBI (FBI-JOC), no Centro de Operações de Inteligência (IOC), na Unidade Marítima (Marine Unit), no Centro de Operações de Emergência (EOC), no Centro de Operações do Departamento de Polícia de São Francisco (DOC) e na NFL Security.

De acordo com a Sesge, os Jogos Rio 2016 apresentam alto nível de complexidade e ineditismo e exige um esforço diferenciado em termos de planejamento da segurança pública. O SuperBowl será o primeiro grande foco de ações antiterroristas após os atentados de Paris, em novembro de 2015, ponto que também será observado pelos agentes brasileiros.

O Programa de Observadores teve início em abril de 2015, durante a Maratona de Boston (EUA), evento que contou com mais de 30 mil corredores e um milhão de espectadores. O Super Bowl receberá a oitava comitiva e encerrará o Programa de Observadores. Os profissionais brasileiros acompanharam a ação de segurança no US Open de Golfe (EUA), os Jogos Europeus (Azerbaijão); Tour de France (França, Bélgica e Holanda); Jogos Pan-Americanos (Canadá); Campeonato Mundial de Atletismo (China) e a Maratona de Berlim (Alemanha). A articulação com os países-sede desses eventos sempre se deu entre a Sesge e a respectiva embaixada. Mais de 50 profissionais de diversas forças, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Guarda Municipal e participaram do Programa.

Fonte: Sesge- MJ