Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pira Olímpica ilumina o Boulevard Olímpico, principal área revitalizada do Centro do Rio

Geral

06/08/2016 15h05

Revezamento da Tocha

Pira Olímpica ilumina o Boulevard Olímpico, principal área revitalizada do Centro do Rio

O fogo foi aceso no Maracanã e levado de carro para frente da Candelária

Desde que foi acesa, nesta sexta-feira (05.07), a pira olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016 ilumina uma área transformada da Cidade Maravilhosa. Instalada na Praça XV, ela evidenciou a nova cara da zona portuária carioca. Revitalizada, a região entre a Praça XV e o AquaRio, foi batizada de Boulevard Olímpico. O corredor, de 3,2 quilômetros de extensão, serve como ponto de encontro para moradores da cidade e turistas vindos do mundo inteiro.

Nesta sexta-feira (05.07), uma multidão se encontrou na Praça Mauá, um dos pontos do Boulevard, para acompanhar a cerimônia oficial de abertura dos Jogos. O palco imenso, que segue os contornos do Pão de Açúcar, exibia imagens da plateia, que vibrava ao se ver na projeção. No topo da estrutura, um telão exibia momentos inesquecíveis do esporte brasileiro (como a prata no revezamento 4x100, em Sidney). Mímicos com rosto pintado imitavam todos ao redor.

Foto: André Motta/ brasil2016.gov.br

"Passava por aqui e ficava assustado. Era uma área muito mal cuidada. Hoje, a região está extraordinária", defende o administrador de empresas Antônio Carlos Miranda, 60. Dentre os pontos altos, ele destaca o complexo de museus (na região ficam o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e a Casa do Samba) e a vista para o mar. Miranda dançava animadamente com a mulher, enquanto esperava pelo início da cerimônia de abertura.

Acostumado a usar fantasias excêntricas em grandes eventos, o montador de máquinas José Geraldo da Silva, 56 anos, atacou mais uma vez. "Saio de casa assim pra fazer as pessoas felizes", explica. Na celebração, ele usava um traje de folhas verdes, enfeitados com flores e alguns animais, como jacarés, cobrás e grilos."Minha roupa representa as belezas naturais .O mundo vai ficar embasbacado, serão os jogos olímpicos mais exuberantes da história", defendeu.

"O Boulevard Olímpico foi criado para levar as pessoas que não têm ticket ao ambiente dos jogos", explica o coordenador geral do Boulevard, Gaetano Lops. Durante os jogos o espaço transmitirá, em seus oito telões, tudo que acontece nas arenas entre nove da manhã e meia-noite. A expectativa é que cem mil pessoas circulem diariamente por lá, apesar de o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que corta o Boulevard ao meio, ser desativado em momentos de grandes eventos.

Os atrativos vão além das competições: o palco principal receberá shows de artistas como Preta Gil, Martn'ália e Fernanda Abreu. Elas estarão no palco Encontros, destinado a artistas consagrados. Além dele, o palco Tendências abre espaço para novos nomes da música, e o palco Amanhã, divulgará sons mais alternativos.

O corredor de museus e construções históricas do porto ganhou um charme a mais: o mural Etnia, do grafiteiro Eduardo Kobra, retrata habitantes dos cinco continentes, e seus três quilômetros de extensão o candidatam ao posto de maior painel do mundo, segundo o Guiness Book.

A pira, um sol dourado com espelhos circulares em cada ponta, foi colocada na Praça XV, tendo a Igreja da Candelária como moldura. Durante cerimônia, o público que se aglomerou por lá aplaudia efusivamente alguns momentos especiais, como o voo do 14 Bis, o desfile da top modelo Gisele Bundchen e a entrada do time de refugiados na arena do Maracanã. Quando a delegação brasileira surgiu, muitos cantaram: "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".

O fogo foi aceso no Maracanã pouco antes de meia-noite, e trazido de carro para o centro do Rio em um trajeto que durou dez minutos. O responsável pelo acendimento da pira do povo foi o estudante e atleta da Vila Olímpica da Rocinha, Jorge Gomes, de 14 anos. O grande momento, que começou com a candidatura do Rio à sede dos jogos, em 2007, finalmente chegou. Que venham as melhores Olimpíadas da história.

 

Mariana Moreira - brasil 2016