Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pentatleta brasileira Stephany Saraiva receberá prêmio internacional de Fair Play

Pentatlo moderno

16/11/2017 17h48

Bélgica

Pentatleta brasileira Stephany Saraiva receberá prêmio internacional de Fair Play

No Pan-Americano de Pentatlo Moderno de 2016, carioca, hoje com 22 anos, teve uma atitude de jogo limpo durante a prova da esgrima que alcançou reconhecimento mundial

Era 20 de março de 2016, no Colégio Militar de Buenos Aires, quando a pentatleta Stephany Saraiva tomou uma atitude que não imaginaria que teria a proporção que alcançou. A brasileira, então com 20 anos, estava na prova da esgrima do campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno daquele ano quando viu sendo dada como a vitoriosa em um duelo de espada contra a guatemalteca Isabel Brand. Mas a carioca sabia que havia algo de errado e fez questão de alertar ao juiz: ela não tinha tocado sua adversária com sua arma na luta em questão. Ponto retirado, vida que segue, e o combate prosseguiu. A carioca saiu vitoriosa contra Isabel Brand numa melhor de três, por dois toques a um, mas sua postura naquele combate valeu mais do que a vitória em si.

A brasileira Stephany Saraiva: atitude reconhecida internacionalmente. Fot: Divulgação/UIPM

Ali mesmo, no final da competição, a brasileira recebeu da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) o Troféu Fair Play da entidade pela sua bela atitude. Agora, mais de um ano depois, a brasileira será agraciada novamente pelo gesto que teve na Argentina. Ela vai receber do Comitê Internacional para o Fair Play o Diploma de Ato de Fair Play, pelo jogo limpo apresentado no país vizinho.

“Foi uma atitude normal para mim. Aonde treino, somos ensinados a não conseguir as coisas de maneira errada”, resume Stephany. “Sinceramente, não imaginei que lá na Argentina iria receber aquele troféu da UIPM, pois achei mesmo que foi algo a ser feito da minha parte”, ela acrescenta.

‘Medalha de ouro do jogo limpo’

Stephany receberá seu Diploma de Ato de Fair Play em uma cerimônia nesta sexta-feira (17.11), em Bruxelas, na Bélgica. E ela já está lá para pessoalmente ser agraciada com a honraria.

“Fico feliz pelo reconhecimento e seguirei fazendo meu jogo sempre limpo, como sou ensinada pelo meu técnico Fábio Corrêa e meus colegas”, Stephany enfatiza.

O presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Helio Meirelles, reforça a importância do prêmio que a carioca vai receber para comunidade olímpica nacional.

“Quanto mais o esporte se torna competitivo, conferindo ao atleta premiações que são comemoradas por milhões de fãs, mais justificável se torna a celebração de um prêmio baseado no Fair Play. A atitude de um competidor, abrindo mão de um resultado a ele favorável, porém equivocadamente conferido por um árbitro, é a demonstração suprema da sua ética nas competições. Estamos muito felizes pelo fato de uma jovem atleta brasileira subir ao palco para ganhar a medalha de ouro do jogo limpo”, comemora Helio.

Stephany foi revelada pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos talentos na modalidade. Ela também recebe o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno