Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Passageiros aprovam aeroportos-referência para Jogos Rio 2016

Atletismo

14/07/2016 17h20

Aviação

Passageiros aprovam aeroportos-referência para Jogos Rio 2016

Guarulhos, que receberá grande parte dos turistas estrangeiros, e Santos Dumont são bem avaliados em pesquisa; Galeão, por onde chegarão 60% dos viajantes, começa a experimentar efeito positivo das obras entregues

Embora não gostem de canteiros de obras, os brasileiros que viajam de avião aprovam o efeito delas nos aeroportos do país. Foi assim no período que antecedeu a Copa do Mundo de 2014 e assim acontece agora com Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e com Guarulhos, em São Paulo. Estes terminais vão receber mais de um milhão de atletas, membros de delegações e turistas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Foto: Divulgação

O Galeão foi o último dos três a entregar suas obras e por isso é o mais afetado pelo seu efeito na percepção do passageiro apurada pela Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro referente ao 2º trimestre de 2016. Numa escala de 1 a 5 da pesquisa, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o terminal ficou com nota 3,91, muito próximo da meta de nota 4 estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Arte: divulgação

O Santos Dumont, que vai receber parte da aviação geral (pequenas aeronaves particulares) para os Jogos, registrou nota 4,44, a 2ª maior nota entre os 15 aeroportos pesquisados, que movimentam 80% dos passageiros da aviação comercial do país. Guarulhos, que espera até 40% de todo o movimento de passageiros que vêm do exterior, ficou com 4,40, a 3º maior nota. O Santos Dumont entregou suas obras no 1º trimestre deste ano, Guarulhos entregou o novo terminal em 2014 e a reforma no Terminal 1 e 2 no final de 2015. A melhor nota foi para Curitiba: 4,64.

Arte: divulgação

O Galeão ficou em 13º lugar entre os 15 terminais. As obras do Terminal 2 foram entregues em maio, bem no meio da última rodada da pesquisa. Do último mês do trimestre (junho) para cá o aeroporto já começa a apresentar tendência de alta. Após um ano e meio de intensas obras de ampliação e reforma, foi inaugurada a expansão do terminal 2 – o chamado “píer sul”, que só agora começa a impactar positivamente no resultado da pesquisa.

Arte: Divulgação

“Assim como ocorreu na Copa, os passageiros se incomodam com os canteiros de obras, apesar dos resultados que elas geram depois para os terminais. Um bom exemplo é a nota geral dos 15 aeroportos antes e depois das obras da Copa”, afirma o ministro Maurício Quintella, acrescentando que os resultados serão percebidos durante a Olimpíada e Paralimpíada e confirmados na divulgação da próxima rodada da pesquisa, referente ao 3º trimestre do ano, em outubro.

Dos 15 terminais avaliados pela pesquisa nestes três anos e meio, Guarulhos é o que mais evoluiu em relação a si mesmo. Em comparação com os resultados do 1º trimestre de 2014, quando o aeroporto ainda passava por obras para a Copa do Mundo, numa escala de 1 a 5, a evolução da satisfação geral do passageiro saltou de 3,51 para 4,40 neste 2º trimestre, uma melhora de 25%.

A evolução da satisfação geral dos 15 terminais também corrobora o impacto do efeito das obras para os usuários. Antes da Copa, os passageiros avaliavam os terminais com nota 3,75. Nesta nova rodada da pesquisa, a nota chegou a 4,16.

Santos Dumont

Responsável por uma importante fatia do tráfego aéreo nos Jogos Rio 2016, que envolve também a aviação executiva, o terminal ficou em 2º lugar na satisfação geral do passageiro, com média de 4,44.

Além disso, obteve média acima de 4 em 26 dos 38 indicadores e liderou o ranking da qualidade da internet/WI-FI, com a nota de (4,26), disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio (4,33) e quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais (4,15). Em março o terminal concluiu uma expansão comercial que incluiu novo, hotéis, complexo de entretenimento, turismo, comércio, negócios, hospedagem.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil