Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parque Olímpico da Barra recebe cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada

Atletismo

10/06/2017 22h38

Legado

Parque Olímpico da Barra recebe cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada

Competição, que completa duas décadas este ano, reúne três mil atletas de 14 municípios do Rio de Janeiro na disputa de oito modalidades

Palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, recebeu na manhã deste sábado (10.06) a cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada. Celebrando 20 anos em 2017, a competição reúne, até 16 de julho, cerca de três mil atletas de 14 municípios do Rio de Janeiro, em disputas de futebol, handebol, vôlei, atletismo, basquete, xadrez, natação e futsal, nas categorias sub-14 e sub-17.

Com direito a desfile de delegações, acendimento da pira do torneio, apresentações culturais e festa entre os atletas, a solenidade de abertura contou com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do Secretário Nacional de Esporte, Leandro Cruz Fróes, do presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo), Paulo Márcio, além de prefeitos e outras autoridades. Logo após a solenidade, ocorreram as primeiras disputas de futsal (masculino) e handebol (masculino e feminino).

Arena Carioca 1 recebeu a Cerimônia de Abertura do evento. Foto: Francisco Medeiros/ME
"Estamos tendo a oportunidade de reabrir a Arena Carioca 1  com um torneio muito importante, demonstrando que nossas arenas estão em perfeitas condições para sediar esta e outras competições"
Leonardo Picciani, ministro do Esporte

"Estamos tendo a oportunidade de reabrir a Arena Carioca 1 – a maior do Parque Olímpico – com um torneio muito importante, demonstrando que nossas arenas estão em perfeitas condições para sediar esta e muitas outras competições. Temos cerca de dez eventos já marcados até o fim deste ano e mais 40 demandas sob análise da Autoridade de Governança do Legado Olímpico", afirmou o ministro Picciani, responsável por declarar os Jogos oficialmente abertos. "O legado olímpico é isso, encher essa arena de jovens do Rio de Janeiro e do Brasil", completou o secretário Leandro Cruz.

Para o presidente da Aglo, os Jogos da Baixada são uma oportunidade única para a formação de futuros atletas. "Ficamos muito felizes de ver a Arena sendo utilizada para este tipo de competição. Daqui podem sair campeões olímpicos, tenho certeza disso", apostou Paulo Márcio.

Considerado o maior evento socioesportivo da Baixada Fluminense, o torneio tem o objetivo de incentivar a prática desportiva como ferramenta de inclusão social e promover a revelação de novos talentos. Além do município de Mangaratiba, convidado este ano, 13 cidades fluminenses participam da competição: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Guapimirim, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica e Magé. No ano passado, Nova Iguaçu terminou a disputa no primeiro lugar geral do quadro de medalhas. A maior campeã dos Jogos é Duque de Caxias, com oito títulos consecutivos.

Jogos da Baixada

Pedro Ramos – Ministério do Esporte