Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Paralimpíada do Rio está garantida e será tão bem-sucedida quanto Jogos Olímpicos, diz Eliseu Padilha

Geral

18/08/2016 21h10

RIO 2016

Paralimpíada do Rio está garantida e será tão bem-sucedida quanto Jogos Olímpicos, diz Eliseu Padilha

Ministro-Chefe da Casa Civil confirmou que repasse de recursos está solucionado e comemorou sucesso do evento

Atualizada em 20.08.2016, às 12h

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, garantiu, nesta quinta-feira (18.08), que os recursos necessários para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, em setembro, estão assegurados. Segundo ele, a questão judicial que impedia o repasse de recursos públicos foi resolvida e o "episódio está superado sob todos os aspectos".

O ministro informou que a expectativa de receita do Comitê Olímpico Internacional (COI), após o início dos Jogos, ficou abaixo do esperado e a entidade solicitou ajuda dos governos municipal, do estado e federal.

"O prefeito Eduardo Paes, não sei se buscou patrocínio no mercado ou de empresas que têm relação com o município, comprometeu-se em repassar R$150 milhões. No caso do governo federal, corremos atrás da Embratur, da Apex, para somar R$ 100 milhões."

Padilha diz que a questão foi fechada na reunião que ministros tiveram com o presidente em exercício Michel Temer. "Ficou fechado o valor do governo federal. As empresas que tiveram o compromisso confirmaram o compromisso. Ainda precisa de formalização, mas como se trata de uma relação privada, é uma relação empresarial, nós não temos o que fazer. O assunto está resolvido, a Paralimpíada está garantida. E amanhã o presidente do Comitê Internacional Paralímpico vai falar sobre esse assunto."

Turistas

O ministro participou de coletiva no Rio Media Center na qual o Ministério do Turismo apresentou os dados preliminares da pesquisa feita com turistas estrangeiros e brasileiros sobre a Olimpíada no Rio de Janeiro em que todos os aspectos foram amplamente aprovados.

Padilha comemorou os elevados índices de intenção de retorno ao Rio de Janeiro apurados pela pesquisa do Ministério do Turismo durante os Jogos - 87,7% entre turistas estrangeiros e 94,2% entre brasileiros. "Os pessimistas disseram que seria um desastre, que o zika vírus iria afastar os turistas do Brasil, que havia risco de terrorismo e que as obras de infraestrutura não ficariam prontas a tempo, mas o povo brasileiro deu um exemplo de superação, criatividade e harmonia. Queremos que os Jogos Paralímpicos sejam tao bem-sucedidos como este, e serão", afirmou.

brasil2016.gov.br

tags: