Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Paracanoagem Brasileira disputa etapa da Copa do Mundo na Hungria

Canoagem paralímpica

17/05/2018 11h26

Szeged

Paracanoagem Brasileira disputa etapa da Copa do Mundo na Hungria

O medalhista paralímpico Caio Ribeiro e Luis Carlos Cardoso são os representantes brasileiros na 1ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

copadomundoparacanoagemfotoCBCa3x2.jpg
Caio Ribeiro e Luis Carlos Cardoso: na briga por mais um pódio para o Brasil, desta vez na Hungria. Foto: CBCa

Começa nesta quinta-feira (17.05) e prossegue até o domingo (20.05), em Szeged, na Hungria, a 1ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2018. Está confirmada a presença de atletas de 62 países e dois atletas do Brasil disputam provas de paracanoagem contra alguns dos maiores nomes da modalidade no cenário internacional.

Caio Ribeiro, bronze no KL3 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e Luis Carlos Cardoso, medalhista de ouro e bronze no último Mundial de Paracanoagem, embarcaram confiantes para a disputa da etapa na Hungria. Eles disputam as provas de caiaque e va'a. Luis Carlos compete nas categorias KL1 e VL2, enquanto que Caio rema no KL3 e VL3.

"É nossa primeira participação neste ano em Copa do Mundo e terá nível muito alto, pois os melhores canoístas, aqueles que participam do Campeonato Mundial, estão aqui. Vimos que as provas serão bastante acirradas", avaliou Luis.

Caio concorda e vai além: "Pelo nível deste evento, será tão importante quanto o Mundial. Apesar de não ter me preparado para ter meu pico (de treinamento) agora, estou determinado e focado na vitória. Também será válido para fazer os ajustes necessários para o Mundial", adianta.

Va'a

A introdução de três provas de va'a no calendário dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 levou vários atletas a migrar para a categoria. Os medalhistas de ouro paralímpicos Curtis McGrath, da Austrália, e Jeanette Chippington e Emma Wiggs, da Grã-Bretanha, vão competir na disputa de va'a.

Outros dois medalhistas de ouro da estreia paralímpica da paracanoagem, em 2016, também brigam pelo pódio em Szeged nesta semana. O polonês Jakub Tokarz vai disputar o KL1 e o ucraniano Serhii Yemelianov rema no KL3.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem