Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Organização Mundial de Saúde Animal reconhece trabalho sanitário em Deodoro

Geral

30/03/2016 21h47

Agricultura

Organização Mundial de Saúde Animal reconhece trabalho sanitário em Deodoro

Entidade internacional enviou carta ao governo federal em que atesta os esforços brasileiros para garantir a tranquilidade nos Jogos

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir a sanidade dos equinos atletas e a biossegurança no Complexo Militar de Deodoro (CMD), onde está o Centro Olímpico de Hipismo, que será palco de provas hípicas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em carta enviada ao Mapa, a entidade internacional diz que o Brasil seguiu as recomendações para tornar o centro de hipismo uma área segura no aspecto sanitário para a competição.

» Com segurança sanitária garantida, centro hípico já pode receber cavalos dos Jogos

rio2016_fevereiro_Hipismo_Deodoro_016_8377_ed.jpg
Centro de Hipismo, em Deodoro. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa desenvolveu o projeto de "Auto Declaração do Brasil para o Estabelecimento de uma Zona Livre de Doença de Equídeos (EFDZ)" no Complexo de Deodoro, especialmente no Centro Olímpico de Hipismo. O trabalho estabeleceu as condições sanitárias no Corredor de Biossegurança, que inclui o Aeroporto do Galeão e a rota de deslocamento entre o aeroporto e o COH. Além disso, criou as garantias sanitárias de uma zona de alta vigilância para todo o complexo.

"A OIE reconheceu e felicitou os esforços do Mapa para garantir a retirada de todos os animais do centro de hipismo desde abril de 2015 e a manutenção do vazio sanitário até o fim dos Jogos, bem como todo o planejamento de biossegurança que será aplicado no Centro Olímpico de Hipismo", disse o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

Além disso, a OIE destaca a descrição detalhada do estudo de vigilância ativa realizada pelo DSA entre julho e novembro de 2015 em todo COH para as doenças de mormo e anemia infecciosa equina. Também ressalta a clareza na apresentação dos resultados das investigações das doenças. A OIE elogia o Brasil pelo trabalho que tem sido realizado para a preparação segura e bem-sucedida dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Há quatro anos, o Mapa vem desenvolvendo e implantando medidas sanitárias e de biossegurança para que as provas equestres dos XXXI Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tenham garantia sanitária dos cavalos participantes e do plantel nacional de equinos. As ações de vigilância levaram à elaboração de um estudo oficial, que resultou no "Auto Declaração do Brasil para o Estabelecimento de uma Zona Livre de Doença de Equídeos (EFDZ)"

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)