Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Onze brasileiros embarcam para torneios internacionais de parabadminton

Badminton

22/03/2019 17h18

Parabadminton

Onze brasileiros embarcam para torneios internacionais de parabadminton

Torneios na Turquia e nos Emirados Árabes são a última janela para somar pontos no ranking que vale vaga no Parapan

Onze atletas da Seleção Brasileira de parabadminton embarcaram na madrugada desta sexta-feira, 22.03, para Antalya, na Turquia, onde disputarão o Aberto Internacional de Parabadminton da Turquia 2019. O torneio será de 25 a 30 de março e, na semana seguinte, de 1º a 7 de abril, os mesmos atletas competirão no Aberto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Para se prepararem aos dois torneios, a Seleção realizou uma fase de treinamento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, 18 e 21 de março.

O Brasil já tem oito atletas do parabadminton classificados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. O torneio da Turquia é a última oportunidade para os atletas conquistarem pontos para o ranking classificatório para o Parapan.

#pracegover: foto mostra o atleta Vitor Tavares com a raquete de badminton na mão, de frente para uma quadra da modalidade em Teresina, no Piauí.
Vitor Tavares é um dos integrantes da seleção de parabadminton. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

"Tivemos uma boa evolução desde que iniciamos a preparação para os Jogos de Tóquio, no ano passado. Corrigimos erros básicos e os atletas começaram pensar como atletas de Seleção. Também mudamos a estratégia de treino. Na temporada anterior, as fases de treinamento acompanhavam o calendário nacional e, a partir de agora, antecedem as competições internacionais como uma preparação para o evento, na qual fazemos ajustes técnicos e psicológicos para que eles cheguem lá com mais concentração", explicou Arthur Nogueira, coordenador-técnico do parabadminton.

Na temporada anterior, as fases de treinamento acompanhavam o calendário nacional. Agora, antecedem as competições internacionais como preparação para o evento"
Arthur Nogueira, coordenador-técnico do parabadminton

O carioca Eduardo de Oliveira, 39 anos, integra a Seleção que representará o Brasil na Europa. O atleta sofreu um acidente na maternidade que provocou uma perda parcial dos movimentos do braço direito. Em 2008, foi apresentado ao parabadminton e, em 2013, foi sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

"Desde o ano passado estamos acelerando o ritmo de treinos. O alvo principal é a Paralimpíada de Tóquio 2020, mas sabemos da importância dos Jogos Parapan-Americanos. Os torneios da Turquia e de Dubai são relevantes na nossa preparação, pois conheceremos novos atletas e teremos a oportunidade de nos testar em disputas de alto nível", comentou Eduardo, campeão de simples e duplas na classe SU5 no Pan-Americano da modalidade em 2018.

A temporada 2019 ainda reserva para o parabadminton o Mundial da modalidade, em Basel, na Suíça, que antecederá os Jogos Parapan-Americanos de Lima. O Mundial será um evento importante para os atletas conquistarem pontos para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Confira a lista dos brasileiros que disputarão os torneios internacionais:

Abinaecia Maria da Silva – classe SL3
Breno Eduardo Johann – classe SL4
Cinthya da Silva Oliveira – classe SU5
Daniele Torres Souza – classe WH1
Eduardo Regis de Oliveira – classe SU5
Júlio Cesar Godoy – classe WH2
Leonardo Arthur Zuffo – classe SL3
Marcelo Alves Conceição – classe WH1
Maria Gilda dos Santos Domingues Antunes – classe WH2
Rogério Júnior Xavier de Oliveira – classe SL4
Vitor Gonçalves Tavares – classe SS6

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)