Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ofensivo, Brasil vence o Japão por 2 x 0 em amistoso no Serra Dourada

Futebol

30/07/2016 18h32

Futebol

Ofensivo, Brasil vence o Japão por 2 x 0 em amistoso no Serra Dourada

Com Neymar, Gabriel e Gabriel Jesus no ataque, equipe olímpica definiu o placar no primeiro tempo

No último amistoso antes da estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a seleção brasileira masculina de futebol venceu o Japão por 2 x 0, gols de Gabriel e Marquinhos, ainda no primeiro tempo. Mas o resultado no Serra Dourada, em Goiânia, foi o de menos. A equipe do técnico Rogério Micale mostrou um futebol de muito toque de bola e triangulações. A estreia no Rio 2016 será na quinta-feira (04.08), no Estádio Nacional de Brasília, contra a África do Sul.

O treinador colocou o time em campo como vinha ensaiando nos treinamentos: com três atacantes e um meia ofensivo vindo de trás. Com Neymar pela esquerda, Gabriel Jesus pela direita e Gabriel no meio, Felipe Anderson foi o escolhido para municiar o trio ofensivo. Neymar voltou bastante para buscar a bola e iniciar as jogadas puxando para o meio, enquanto os laterais avançavam pelas pontas.

07302016_brasil_japao.jpg
Gabigol comemora após abrir o marcador no amistoso disputado no Serra Dourada. Foto: Getty Images

O resultado da ofensividade foram boas chances no primeiro tempo. O placar foi aberto depois de boa arrancada de Gabriel, que carregou pelo meio e bateu de esquerda, contando com o desvio na defesa para vencer o goleiro. O segundo surgiu em cobrança de escanteio, que Marquinhos desviou de cabeça.

No segundo tempo, Micale ensaiou uma formação ainda mais ofensiva. Luan entrou no lugar de Felipe Anderson e Renato Augusto substituiu Rafinha, que teve atuação apagada. Com isso, o Brasil teve por cerca de 20 minutos seus quatro atacantes juntos, com Renato Augusto jogando mais recuado pelo meio.

07302016_neymar.jpg
Neymar durante o amistoso contra o Japão, o último antes da estreia da equipe nos Jogos Olímpicos. Foto: Getty Images

O ritmo da partida caiu muito no segundo tempo e o Japão passou a chegar mais no ataque, chegando a assustar o goleiro Uilson em algumas oportunidades. Vendo que a ofensividade não deu resultado, Micale voltou atrás e colocou o volante Walace no lugar de Gabriel. A mudança surtiu efeito, o Brasil voltou a ficar com a bola nos pés, mas sem criatividade. A melhor chance da segunda etapa foi de Renato Augusto, que finalizou para fora depois de ótima jogada de Gabriel Jesus pela direita.

Mais de 33 mil pessoas foram ao Serra Dourada acompanhar a seleção olímpica. O time volta as atenções para a África do Sul agora, adversário da estreia, no Mané Garrincha, em Brasília. Depois, o time segue na capital federal, onde pega o Iraque em 7 de agosto. O último jogo da primeira fase será em 10 de agosto, na Fonte Nova, em Salvador, contra a Dinamarca.

Brasil2016.gov.br