Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Obras no Parque Olímpico da Barra avançam e áreas de competição começam a tomar forma

16/10/2014 12h15

Obras no Parque Olímpico da Barra avançam e áreas de competição começam a tomar forma

As Arenas Cariocas e o Centro Olímpico de Tênis já apresentam estruturas de arquibancadas e quadras de jogo

Renato Sette Camara/EOM
Renato Sette Camara/EOM # Em construção no Parque Olímpico da Barra, as três Arenas Cariocas serão palco das competições de oito esportes nos Jogos Rio 2016
Em construção no Parque Olímpico da Barra, as três Arenas Cariocas serão palco das competições de oito esportes nos Jogos Rio 2016

Principal centro de competições dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra mostra a sua cara. Com o avanço das obras, já é possível identificar as primeiras arquibancadas e áreas de competição das nove instalações esportivas que, em pouco menos de dois anos, receberão milhares de atletas e espectadores para o maior evento esportivo do planeta.

“Temos observado progressos significativos e estamos contentes de ver que a maior parte das obras estão evoluindo de forma bem próxima, e em alguns casos até adiantada, ao cronograma de linha de base. A construção das instalações evoluiu bastante ao longo dos últimos meses e várias arenas já estão com suas estruturas visíveis, como é o caso das Arenas Cariocas e do Centro Olímpico de Tênis, assim como o IBC, MPC e Hotel”, diz Alexandre Techima, diretor de Integração de Infraestrutura do Comitê Rio 2016.

Construídas lado a lado, as três Arenas Cariocas são as instalações que apresentam maior avanço nas obras, com as áreas de competição concretadas e as primeiras estruturas de arquibancadas instaladas. Durante os Jogos, os três pavilhões serão palco das competições de quatro esportes olímpicos - basquetebol, judô, esgrima e taekwondo - e outros quatro paraolímpicos - basquetebol em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, bocha e judô.

Renato Sette Camara/EOM
Renato Sette Camara/EOM # Arena Carioca recebe estruturas metálicas
Arena Carioca recebe estruturas metálicas

A Arena Carioca 3 é mais adiantada. Com estrutura da arquibancada finalizada e quadra de jogo concretada, a instalação recebe agora as primeiras estruturas metálicas da cobertura.

“Trabalhamos muito para garantir que as instalações fossem projetadas com todos os requisitos para sediar competições esportivas do mais alto nível e é muito gratificante acompanhar esses planos saírem do papel e se tornar realidade diante dos nossos olhos. Agora já é possível imaginar como será a operação durante os Jogos”, afirna Josué Moraes, gerente de Competição Esportiva do Rio 2016.

EOM/Divulgação
EOM/Divulgação # Detalhes do projeto das Arenas Cariocas 1, 2 e 3
Detalhes do projeto das Arenas Cariocas 1, 2 e 3

O Centro Olímpico de Tênis é outra instalação que começa a tomar forma. Enquanto sua quadra central recebe os lances de arquibancada, o trabalho de escavação e preparação de terreno das quadras adjacentes já foi concluído. As áreas de competição recebem agora o piso.

Renato Sette Camara/EOM
Renato Sette Camara/EOM # No Centro Olímpico de Tênis, a primeira etapa da montagem da estrutura de concreto das arquibancadas, que compreende os anéis A, B e C, já está em fase final
No Centro Olímpico de Tênis, a primeira etapa da montagem da estrutura de concreto das arquibancadas, que compreende os anéis A, B e C, já está em fase final

Já a Arena do Futuro, estrutura modular temporária que receberá as competições de goalball e handebol, encontra-se com as obras das fundações em fase final. A montagem da estrutura metálica da arena está em andamento, com a instalação dos pilares e vigas. Um dos maiores legados dos Jogos, a arena será desmontada após o evento e dará lugar a quatro escolas municipais cariocas. 

Renato Sette Camara/EOM
Renato Sette Camara/EOM # Pilares metálicos e vigas já estão sendo instalados para montagem da Arena do Futuro
Pilares metálicos e vigas já estão sendo instalados para montagem da Arena do Futuro

Operacionais desde 2007, a Arena Olímpica do Rio e o Parque Aquático Maria Lenk passarão apenas por adaptações, previstas para o primeiro trimestre de 2015. Já no Velódromo do Rio e no Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos, as obras estão em fase de fundação.

Outros importantes prédios do complexo são o Centro Internacional de Transmissão (IBC) e o Centro Principal de Mídia (MPC). Enquanto no primeiro as obras estão em fase final de montagem da estrutura metálica e concretagem das lajes, no segundo as obras de fundações e contenções já foram finalizadas e estão em andamento as estruturas de concreto dos níveis subsolo, térreo e mezanino.

Renato Sette Camara/EOM
Renato Sette Camara/EOM # Com área total de 62 mil metros quadrados, os 12 estúdios do IBC começam a tomar forma
Com área total de 62 mil metros quadrados, os 12 estúdios do IBC começam a tomar forma

Quando o assunto é a infraestrutura geral do Parque Olímpico, os números impressionam. Já foram instalados mais de 10,5 quilômetros de redes de drenagem, 5,3 quilômetros em redes de esgoto, 8,3 quilômetros de redes de água, 5,0 quilômetros de redes de incêndio, 5,0 quilômetros de rede de iluminação pública, 9,9 quilômetros de rede de média tensão e 21,9 quilômetros de redes de telecomunicações.

Estão em andamento ainda as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços e a recuperação das margens da Lagoa de Jacarepaguá.

Acompanhe, no vídeo abaixo, a evolução das obras, coordenadas pela Prefeitura do Rio – por meio da Riourbe e da Empresa Olímpica Municipal:

Fonte: Rio 2016