Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O Poetinha ganha show de homenagem na Casa Brasil

Atletismo

25/08/2016 16h03

CASA BRASIL

O Poetinha ganha show de homenagem na Casa Brasil

Sucessos de Vinícius de Moraes serão interpretados por Carlos Lyra, Wanda Sá e Quarteto em Cy nesta quinta-feira (25)

Quem não se emocionou ao ouvir Garota de Ipanema na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016? Uma das canções mais conhecidas mundialmente é ícone da Bossa Nova e representa a beleza da mulher carioca e da Cidade Maravilhosa. Com 54 anos de estrada, a música estará no repertório do show em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, às 19h desta quinta-feira (25), na Casa Brasil.

No intervalo entre os jogos Olímpicos e Paralímpicos – que ocorrem de 7 a 18 de setembro -, a Casa Brasil mantém programação especial em um espaço idealizado pelo Governo Federal para exibir a diversidade cultural brasileira.

No show “Para Sempre Vinícius”, Carlos Lyra, Wanda Sá e o Quarteto em Cy dão voz a sucessos como A felicidade, Chega de saudade, Regra três, Samba de Orly, Se todos fossem iguais a você e Tarde em Itapoã. Além de grandes intérpretes da música brasileira, eles são amigos e conviveram com Vinícius de Moraes, o que agrega ao show um tom intimista e saudoso. As histórias vividas ao lado do poeta vêm à tona, convidando o público a se emocionar com as letras que cantam o amor e com as peripécias do Poetinha, como era chamado pelos mais íntimos.

“Nós três [Quarteto em Cy, Carlos e Wanda] temos tudo a ver com Vinícius, temos uma afinidade grande, já que fomos parceiros, colegas, amigos dele. É muito gostoso fazer esse show, pois além cantá-lo em verso e prosa, temos boas histórias para apresentar ao público da Casa Brasil. O espaço se torna um palco de oportunidades para o turista, brasileiro ou estrangeiro, conhecer a riqueza da cultura brasileira”, conta Cynara, uma das irmãs baianas integrantes do Quarteto em Cy.

Entre as histórias a serem compartilhadas está aquela que revela a formação do próprio quarteto, no começo da década de 60. Isso porque foi Vinícius de Moraes quem incentivou sua criação, tornando-se padrinho das cantoras, até então conhecidas como As Baianinhas. “Ele e Carlinhos [Carlos Lyra] que nos batizaram como Quarteto em Cy, em referência às iniciais dos nossos nomes”, lembra Cynara. As outras irmãs que deram origem ao grupo são Cyva, Cylene e Cybele. Da formação original, Cyva e Cynara continuam no quarteto, que atualmente ainda conta com as cantoras Keyla Fogaça e Corina Viana.

O show Para Sempre Vinícius com Carlos Lyra, Wanda Sá e Quarteto em Cy será realizado às 19h desta quinta-feira (25), no Armazém 2 da Casa Brasil. A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes do evento. O espaço é sujeito à lotação.

 

Serviço Casa Brasil

 

Período de funcionamento:

Até 18 de setembro. Entrada gratuita.

Visitação:

Período entre jogos - 19 de Agosto a 6 de Setembro – 14h às 20h

Período Paralímpico - 7 a 18 de Setembro – 10h às 20h

Apresentações culturais:

Período Paralímpico - 7 a 18 de Setembro – 19h às 22h

Localização:

Pier Mauá, Armazéns 1 e 2, Rio de Janeiro (RJ)

Acesso:

A pé ou por VLT (estação Parada dos Navios)

Recomendamos consultar os canais de comunicação da Prefeitura Municipal sobre eventuais fechamentos de vias.

 

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

tags: