Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 500 dias: investimentos e organização para ser top 5 em 2016

26/04/2015 00h30

500 dias: investimentos e organização para ser top 5 em 2016

Conheça o quarto adaptado da Vila dos Atletas, acompanhe entrevista especial com o presidente do CPB, entenda as principais fontes de investimentos e saiba como o país planeja receber com acessibilidade mais de 4.300 atletas no Rio de Janeiro

Daqui a 500 dias, em 7 de setembro de 2016, o Rio de Janeiro vai ser palco da abertura dos Jogos Paraolímpicos, evento com cerca de 4.350 atletas, de 178 países. Com essa data simbólica no horizonte, o brasil2016.gov.br preparou uma série de reportagens para ilustrar as várias frentes de trabalho em curso, tanto no plano esportivo quanto no governamental. 

Na Vila Olímpica, os quartos adaptados em 21 dos 31 prédios do complexo que vão receber os atletas já ganham forma, com portas mais largas, banheiros amplos, elevadores e corredores apropriados e uma arquitetura pensada em detalhes para facilitar o deslocamento de cadeirantes. Nossa reportagem visitou o local e mostra, em vídeo, os detalhes do quarto.

Nos aeroportos, um trabalho conjunto da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) prepara funcionários e instalações para garantir a recepção de todas as delegações de acordo com as condições de acessibilidade necessárias, tanto no desembarque quanto na prestação de serviços.

» Vídeo: detalhes de acessibilidade dos apartamentos da Vila Paraolímpica

» Para a Secretaria de Direitos Humanos, acessibilidade não deve ser “acessório”

» Conheça os investimentos do governo federal no paradesporto

» Aeroportos vão apostar em integração e antecipação de informações

» “A gente vem mais uma vez para ser protagonista”, diz Andrew Parsons

» Brasileiros e estrangeiros aguardam ansiosos o início dos Jogos 

»Flash mob na praia de Copacabana celebrou o marco de 500 dias
 

Adicionalmente, a SDH faz um monitoramento minucioso em obras, tanto nas arenas esportivas quanto no transporte público, sempre tendo como centro a acessibilidade. A rede hoteleira, no Rio de Janeiro, nas sedes do futebol e em cidades de maior potencial turístico, também está no foco das atenções.

Já no plano esportivo, os investimentos federais, com bolsas, convênios, parcerias e legislações de suporte, garantem que a delegação nacional tenha a preparação adequada. Seja para contratar equipe técnica qualificada, para ter acesso aos melhores equipamentos ou para participar de intercâmbios e torneios estratégicos em vários países.

Ou, como no caso especifico do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, na injeção de R$ 165 milhões para construção e equipagem de uma estrutura de ponta para garantir aos atletas, da base ao alto rendimento, as condições mais propícias de treinamento, não só para 2016 como para os próximos ciclos olímpicos. A estimativa é de que o complexo seja concluído no segundo semestre deste ano.

É com o olhar para todo esse contexto que o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, aposta suas fichas numa histórica campanha dos atletas nacionais nos Jogos de 2016, quando o Brasil espera terminar a competição entre os cinco primeiros no quadro geral de medalhas.

“É importante lembrar que, do sétimo (posição do Brasil ao fim dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012) para o quinto, temos que passar Austrália e os Estados Unidos, que são países com estrutura esportiva sólida. O voo é ambicioso, mas as condições que nos têm sido dadas nos mostram que temos, sim, uma possibilidade de brigar pelo quinto lugar”, ressalta Andrew Parsons.

brasil2016.gov.br