Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Número três do mundo elimina Calderano nas quartas na Coreia e tem sua revanche

Tenis de mesa

21/07/2018 11h13

Tênis de mesa

Número três do mundo elimina Calderano nas quartas na Coreia e tem sua revanche

O chinês Lin Gaoyuan, que havia perdido para o brasileiro no Aberto Catar, dessa vez foi melhor e venceu por 4 sets a 2

Hugo Calderano encerrou, na madrugada deste sábado (21.07), mais uma bela participação em um torneio platinum do Circuito Mundial, equivalente ao Grand Slam do tênis de mesa. O brasileiro, número 10 do mundo, perdeu nas quartas de final do Aberto da Coreia do Sul para o chinês Lin Gaoyuan, 3º no ranking, por 4 sets a 2 (7/11, 11/9, 6/11, 11/6, 1/11 e 8/11).

29674149368_7d7b2477fd_k.jpg
Dessa vez não deu para Calderano diante do número três do mundo. Foto: ITTF

Além de ter ficado entre os oito melhores da competição em Daejeon, Calderano fez grande participação levando em conta o desempenho dos Top-10 inscritos. O adversário que o derrotou foi o único da lista a seguir para a semifinal. O brasileiro, único não asiático entre os oito melhores, e o sul-coreano Lee Sangsu (7º) caíram nas quartas.

Antes deles, o chinês Xu Xin (5º) havia perdido nas oitavas para o sul-coreano Jang Woogin, por 4 sets a 1. Wong Chun Ting, de Hong Kong, que aparece logo à frente de Calderano na listagem, em nono, caiu na fase dos 32, diante de An Ji Song, da Coreia do Norte.

Teve mais: o alemão Dimitrij Ovtcharov, quarto da listagem da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), voltava aos campeonatos internacionais depois de um tempo lesionado. Foi eliminado pelo japonês Jun Mizutani, bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nas oitavas de final: 4 sets a 2.

Outro top ten que ficou pelo caminho foi o fenômeno japonês Tomokazu Harimoto. O garoto de 14 anos, que ocupa a oitava posição no ranking da ITTF, perdeu nas oitavas para o chinês Liang Jingkun, por 4 sets a 0. Jingkun, aliás, é uma das grandes estrelas do torneio. Na semifinal, também disputada neste sábado, ele eliminou o algoz de Calderano por 4 sets a 2. Fará a final contra o sul-coreano Jang Woojin, que bateu Jun Mizutani por 4 sets a 1 na outra semifinal.

O jogo

43498267662_4ed91b7fbd_o.jpg
Calderano durante a partida das quartas de final. Próximo compromisso será o aberto da Austrália, na semana que vem. Foto: ITTF

Havia grande expectativa em torno da performance de Calderano. Isso porque, no Aberto do Catar, disputado em março, o brasileiro, que na época era o 15º do mundo, havia atropelado Lin Gaoyuan por 4 sets a 0 na semifinal. Dessa vez, contudo, a história foi outra. O jogo foi cheio de alternativas e agradável para a torcida. O chinês começou o primeiro set melhor, minando uma conhecida estratégia de Calderano, que é abrir os jogos com alta intensidade. O brasileiro até tentou equilibrar, mas não conseguia encaixar seus melhores ataques. Gaoyaun abriu vantagem na metade do set e fechou em 11 x 7.

Calderano voltou inspiradíssimo para o segundo set. Com ralis espetaculares, abriu 4 x 0 no placar e manteve a vantagem até quase o fechamento, quando o chinês reagiu. O técnico Jean-René Mounie pediu tempo com o placar em 10 x 9 e o brasileiro conseguiu igualar o duelo: 11 x 9.

No terceiro set, Calderano e Gaoyuan começaram trocando pontos e se revezando na frente do placar, até 4 x 4. O brasileiro abriu dois pontos e parecia ter tudo a favor. Mas o chinês dominou a mesa a partir daquele momento, fez sete pontos em sequência e fechou em 11 x 6.

O quarto set voltou a ser do brasileiro. Preciso nos contra-ataques e se defendendo bem, Calderano foi desequilibrando o adversário, abriu vantagem e não permitiu a reação do chinês, devolvendo o 11 x 6 da parcial anterior.

No quinto set, cada adversário marcou um ponto no início. A partir daí, o chinês acertou quase tudo o que tentou e Calderano não conseguiu reagir, em seu pior momento na competição: 11 x 1. O atleta carioca voltou a equilibrar o jogo no sexto set, mas, após 4 x 4 no placar, permitiu que o chinês abrisse quatro pontos. O brasileiro iniciou uma reação e fez com que o oponente pedisse tempo, mas era tarde: 11 x 8 e fim de torneio. O próximo compromisso de Calderano será o Aberto da Austrália, de 26 a 29 de julho.

Rededoesporte.gov.br, com informações da CBTM e da ITTF