Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novo ginásio de lutas do Centro Olímpico do Espírito Santo será inaugurado nesta quarta (19.11)

19/11/2014 15h46

Novo ginásio de lutas do Centro Olímpico do Espírito Santo será inaugurado nesta quarta (19.11)

Governo do Estado e Ministério do Esporte entregam estrutura de 624 m² para atender as modalidades de judô, taekwondo e boxe. Ginásio é parte do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, que abriga as atividades do Centro Olímpico do Espírito Santo e vai integrar a Rede Nacional de Treinamento

O Governo do Estado do Espírito Santo e o governo federal entregam mais um espaço do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, que abriga as atividades do Centro Olímpico do Espírito Santos (COES), o polo formador de novos talentos e de preparação de atletas de alto rendimento no Estado. Nesta quarta-feira (19.11) à noite, será inaugurado na capital capixaba o Ginásio de Lutas do complexo, uma estrutura de 624 m² de área construída para atender as modalidades de judô, taekwondo e boxe. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, atletas e dirigentes esportivos participam da inauguração. Na ocasião ocorrerá também o lançamento do edital do programa Bolsa Atleta Capixaba 2015.

O novo ginásio de lutas tem piso vinílico em manta e dois vestiários com requisitos de acessibilidade. O telhado também foi projetado para o melhor aproveitamento da luz natural, com faixas de telhas translúcidas. O resultado final gera economia de energia, já que a iluminação artificial praticamente só será necessária à noite. Os recursos para a obra saíram do governo do Estado, como contrapartida no convênio que constituiu o COES.

Divulgação
Divulgação#Instalações do Ginásio de Lutas Jayme Navarro de Carvalho (COES)
Instalações do Ginásio de Lutas Jayme Navarro de Carvalho (COES)

Para a formação do COES – o centro de referência do esporte capixaba –, o Ministério do Esporte e o Estado firmaram convênio com repasse federal de R$ 12,9 milhões, que se destina a compra de equipamentos e uniformes, contratação de profissionais e estruturação de sistema de gestão e monitoramento das atividades. Em troca, o Estado se comprometeu a construir dois ginásios – este que está sendo entregue e outro para a ginástica, que está em obras – e outras estruturas, além de providenciar infraestrutura elétrica e hidráulica do complexo e garantir o custeio das instalações e das atividades. No total, o convênio é de R$ 16,7 milhões.

Centro Olímpico do Espírito Santo

Com ações esportivas iniciadas em abril de 2013, o COES abriga trabalhos em nove modalidades esportivas: badminton, boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo e vôlei de praia. Atualmente, 280 atletas, entre escola de base e alto rendimento, estão vinculados ao Centro.

Cada modalidade conta com um técnico, um auxiliar, um preparador físico e um profissional da categoria de base. Esses técnicos atuam ou já atuaram em seleções brasileiras e têm experiência reconhecida na área esportiva. Os atletas têm, ainda, o suporte de médicos, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, massoterapeuta e enfermeira, além de avaliações físicas, exames cardiológicos e vacinações.

O projeto foi elaborado pensando em atender à demanda de preparação de atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e estimular a prática esportiva local. Enquanto as obras do Jayme Navarro de Carvalho não estão finalizadas, os atletas de algumas modalidades do COES treinam em núcleos localizados em outras regiões da cidade e do Estado.

Para Ricardo Leyser, secretário de Esporte de Alto Rendimento do governo federal, o COES é um projeto que deu certo. “Conseguimos aliar infraestrutura com prática esportiva em modalidades olímpicas, dentro do nosso plano de desenvolver a base do esporte brasileiro ao mesmo tempo que preparamos as equipes que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016”. Para ele, “é importante investir em infraestrutura para garantir boas condições de treinamento para as futuras gerações do esporte brasileiro”.

Rede Nacional de Treinamento

Criada pela Lei Federal 12.395 de março de 2011, a Rede Nacional de Treinamento é um dos principais projetos de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro e vai interligar instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o Brasil. Abarcará estruturas de diversas modalidades, inclusive complexos multiesportivos – como o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho –, laboratórios e centros de pesquisa, oferecendo espaço e tecnologias para detecção de talentos, formação de base e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Inauguração do Ginásio de Lutas Jayme Navarro de Carvalho (COES)

Data: 19 de novembro de 2014
Horário: 19h30
Local: Secretaria de Esportes do Estado (Sesport)
Endereço: Rua Coronel Schwab Filho, s/nº, bairro Bento Ferreira, em Vitória

Fonte: Ascom – Ministério do Esporte