Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nove países já têm vaga garantida na bocha para o Rio 2016

Bocha

30/07/2015 11h46

Jogos Paralímpicos

Nove países já têm vaga garantida na bocha para o Rio 2016

Torneios continentais classificaram Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Eslováquia, Grã-Bretanha e Tailândia

Modalidade exclusivamente paralímpica no programa dos Jogos, a bocha já conhece nove países participantes da edição do Rio de Janeiro, no ano que vem. Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Eslováquia, Grã-Bretanha e Tailândia conquistaram medalha de ouro nos campeonatos continentais e garantiram vagas individuais e coletivas para os Jogos Paralímpicos de 2016.

O último campeonato continental e classificatório do ano, o Campeonato Europeu, disputado em Guildford (Inglaterra) nos dias 25 e 26 de julho, garantiu vaga paralímpica para três países. Grã-Bretanha, Bélgica e Eslováquia sagraram-se campeãs nas provas por equipes BC1/BC2, duplas BC3 e duplas BC4, respectivamente, e vão disputar os Jogos do Rio de Janeiro, conforme anunciado pela federação do esporte.

copy_of_slovakiaboccia.jpg
A Eslováquia garantiu vaga para os Jogos Rio 2016 e tentará sua primeira medalha paralímpica na bocha. Foto: Bisfed

Os três países juntaram-se a outras seis nações que já haviam alcançado a classificação. No Campeonato da Ásia e da Oceania, disputado em Hong Kong no mês de junho, classificaram-se as campeãs Tailândia (equipes BC1/BC2), Coreia do Sul (duplas BC3) e China (duplas BC4). Argentina (Equipes BC1/BC2), Brasil (duplas BC3) e Canadá (duplas BC4) também sagraram-se campeões continentais no Campeonato das Américas, em Montreal, em maio. Com a vaga para as provas coletivas, todos os nove países também garantem a participação de um atleta em cada uma das quatro provas individuais (BC1, BC2, BC3 e BC4).

Encerradas as classificações diretas para as provas em duplas e equipes, a bocha conhecerá seus próximos classificados para as provas coletivas somente com a divulgação do ranking mundial do esporte, que fecha no dia 30 de abril de 2016. Como país-sede, o Brasil tem uma vaga garantida em cada prova.

Já para as disputas individuais, ainda há classificação direta: o campeão de cada uma das quatro provas no Campeonato Mundial do ano que vem garantirá vaga para o Rio 2016. O restante das classificações sairá dos rankings mundiais do esporte. 

Fonte: Rio 2016