Você está aqui: Página Inicial / Notícias / LBCD e ABCD publicam notas sobre a suspensão provisória do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem

Atletismo

24/06/2016 14h38

Antidopagem

LBCD e ABCD publicam notas sobre a suspensão provisória do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem

Por meio de comunicado oficial, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) se manifestam sobre a decisão da Wada

Atualizado às 16h50

A Agência Mundial Antidopagem (Wada, na sigla em inglês, AMA, na sigla em português) tornou público nesta sexta-feira (24.6), por meio de seu site oficial, que o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi suspenso provisoriamente devido a uma não-conformidade com o Padrão Internacional para Laboratórios (ISL, na sigla em inglês).

A suspensão, que está em vigor desde a quarta-feira (22.6), quando o LBCD foi notificado, proíbe o laboratório brasileiro de conduzir qualquer análise antidopagem de urina ou sangue nas amostras dos atletas. “Enquanto isso, a Wada vai trabalhar de perto com o laboratório Rio (brasileiro) para resolver a questão identificada”, declarou o diretor-geral da entidade, Olivier Niggli.

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem se manifestou por meio de nota:

“O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi informado pela Agência Mundial Antidopagem (Wada) sobre a suspensão temporária do laboratório para análise de amostras. O LBCD reforça sua excelência, bem como sua capacidade técnica e ética para a realização das análises. O laboratório prevê que suas operações poderão voltar ao normal em julho, após a visita técnica do comitê da Wada.

As equipes profissionais, instalações e equipamentos do LBCD representam o que há de mais moderno no mundo em controle de dopagem. Nos últimos doze meses, o LBCD foi aprovado nas auditorias realizadas in loco pela Wada e correspondeu com êxito às análises de todas as amostras com testes-cegos realizadas pela agência. Só este ano, o laboratório já realizou com sucesso cerca de duas mil análises de amostras de urina e sangue. Esse padrão de excelência está mantido e poderá ser conferido na próxima inspeção da Wada”, diz o texto, assinado pela Direção do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) também emitiu um comunicado sobre o assunto, cuja íntegra segue abaixo:

“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) reitera a importância do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) para a realização dos testes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e como legado técnico-científico na luta contra a dopagem no esporte. A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório – com mais de 2,5 mil testes realizados desde a inauguração – e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela Agência Mundial Antidopagem (Wada) seja revista o mais breve possível.”

brasil2016.gov.br