Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No Rio, Campeonato Brasileiro de Wrestling abre temporada nacional da modalidade

Lutas

16/02/2018 14h48

wrestling

No Rio, Campeonato Brasileiro de Wrestling abre temporada nacional da modalidade

Principais atletas do país se enfrentam no sábado (17.02) de olho no Pan-americano e nos Jogos Sul-americanos 2018

O wrestling nacional abre oficialmente seu calendário de competições no próximo sábado (17.02). O Campeonato Brasileiro de Wrestling será disputado a partir das 9h no Iate Clube Jequiá, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O torneio será disputado com as novas regras oficiais da United World Wrestling (UWW) com trinta categorias de peso divididas igualmente em cada um dos estilos olímpicos, greco-romano, livre e wrestling feminino.

lutaolmpica.jpg
Aline Silva, Gilda Oliveira, Joice Silva e Lais Nunes representam o Brasil em Cuba. Foto: Bruna Félix/CBW

A mudança no dia da pesagem é outra mudança no Campeonato Brasileiro neste ano. Para reduzir a excessiva perda de peso dos lutadores durante as competições, a pesagem será realizada no mesmo dia das lutas. "Consegui me adaptar bem a essa mudança de peso. A categoria em que luto passou de 63 para 62 kg, e geralmente peso 64kg. A preparação segue forte e direcionada para o Brasileiro e para os outros torneios do ano", comentou Lais Nunes, atleta da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e garantiu o melhor lugar nacional no último Campeonato Mundial, com um décimo lugar na antiga divisão até 63kg.

Além do título, os atletas buscam integrar a equipe brasileira que disputa duas importantes competições ainda no primeiro semestre. O Pan-americano de Wrestling, em maio, no Peru, e os Jogos Sul-americanos em Cochabamba na Bolíva, no mês de junho, são as principais competições da primeira metade do ano.

Para o amazonense David Moreira, categoria até 57kg do estilo livre, o momento é de retorno. Prata no Pan da modalidade em 2017, David sofreu uma fratura e ficou de fora do Campeonato Mundial do último ano. Totalmente recuperado, o jovem de 19 anos não vê a hora de retornar a competir e reforçar a forte equipe do Amazonas.

"As expectativas para este Brasileiro são as melhores possíveis. Infelizmente, fraturei a clavícula e não pude participar do Campeonato Mundial ano passado. Mas já estou 100% fisicamente e vou entrar com tudo para conquistar o ouro para o Amazonas", disse David, uma das esperanças nacionais para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Os resultados dos lutadores durante o Campeonato Brasileiro são válidos para a concessão do apoio financeiro do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling