Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No adeus de ídolos, Bolt se lesiona na final do revezamento e Mo Farah é prata nos 5 mil

Atletismo

12/08/2017 19h24

Mundial de Atletismo

No adeus de ídolos, Bolt se lesiona na final do revezamento e Mo Farah é prata nos 5 mil

Multimedalhista jamaicano sente lesão na reta final e não completa a prova, vencida pela Grã Bretanha. Etíope de 23 anos leva o título dos 5 mil

Não havia publicidade do Mundial de Atletismo de Londres que não fizesse menção ao adeus do jamaicano Usain Bolt e à despedida do herói local das provas de fundo, Mo Farah. Ícones dos últimos dez anos do atletismo, eles teriam no Estádio Olímpico a chance de encerrar as carreiras diante da arquibancada que foi parte dos dias de glória de ambos, nos Jogos de Londres, em 2012. Mas quis a realidade que houvesse, para ambos, um sabor de anti-clima. 

» Brasil termina em sétimo no revezamento feminino

O tricampeão olímpico dos 100m e 200m já havia sentido um gosto amargo na final dos 100m, quando acabou em terceiro, derrotado por dois americanos. Neste sábado, na final do revezamento 4 x 100m, havia novo frisson no ar. Bolt fecharia a prova para o time jamaicano. O "raio" recebeu o bastão brigando pela segunda e terceira posição, na abertura da reta final. Fez força, começou a arrancar, mas sentiu uma fisgada forte na perna. Acabava ali a chance de pódio da Jamaica e a prova de Bolt, que não conseguiu forças sequer para cruzar a linha final. 

Bolt sente a perna, cai no Estádio Olímpico e britânicos vencem o revezamento 4 x 100m. Fotos: IAAF

A tristeza local só não foi maior porque o desfecho foi redentor para os donos da casa. Numa chegada acirrada, os britânicos bateram os Estados Unidos, cruzaram a linha de chegada em 37s47 e ficaram com o ouro. A prata americana foi com 37s52. O bronze acabou com a equipe japonesa (38s04).

A vitória foi ainda mais valorizada porque o time americano tinha no elenco os medalhistas de ouro e de prata nos 100m, Justin Gatlin e Christian Coleman. O elenco tinha, ainda, Mike Rodgers e Jaylen Bacon. O quarteto inglês, que não tinha nenhum finalista dos 100m, foi campeão com Chijindu Ujah, Adam Gemili, Daniel Talbot e Nethaneel Mitchell-Blake.

12082017_farah.jpg
Mo Farah superado na reta final dos 5 mil por um etíope que representa a nova geração. Foto: IAAF

O mesmo tom de meio sorriso presente no revezamento masculino foi registrado em outra prova, a dos 5 mil metros. O fundista da casa Mo Farah, soberano nos 5 mil e 10 mil metros, com dez ouros somando as duas provas em Mundiais, não conseguiu desta vez escapar de uma "armadilha" preparada pela equipe da Etiópia.

Os três fundistas do país africano souberam cercar Mo Farah durante toda a prova e fizeram o jogo que permitiu a vitória de Muktar Edris, campeão mundial Sub-20 em 2012 e atual líder do ranking mundial. O jovem de 23 anos guardou energia para uma chegada impressionante nos últimos 300 metros. Aos 34 anos, Mo Farah não teve forças para superar o adversário, e terminou com a prata. O bronze ficou com o americano Paul Chelimo. Mo Farah vai investir, a partir de agora, nas provas de maratona. "Londres será sempre minha casa e o palco onde tive as melhores recordações", afirmou Mo Farah, à reportagem da Sportv, pouco depois da prova. Ainda que tenha sido superado nos 5 mil, ele sai da capital inglesa com o ouro nos 10 mil metros. 

rededoesporte.gov.br