Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Natação: Como o esporte de tradição centenária se transformou em uma fábrica de lendas olímpicas

26/11/2014 14h02

Natação: Como o esporte de tradição centenária se transformou em uma fábrica de lendas olímpicas

Acompanhe uma apresentação especial e aprenda como foi a evolução da modalidade, desde as primeiras disputas nos Jogos Olímpicos, em 1896, ainda em mar aberto, até a era dos supercampeões, como o norte-americano Michael Phelps

Registros de atividades aquáticas remontam a civilizações muito antigas, como a egípcia, cuja comprovação pode ser atestada por pinturas e grafites. Entretanto, como esporte, a natação só começou a se organizar para valer a partir da segunda metade do século 19.

Uma das modalidades olímpicas mais tradicionais, a natação marcou presença já na primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, e, desde então, nunca mais deixou de participar das dos Jogos.

Inicialmente disputada em mar aberto, o esporte evoluiu e foi responsável por formar, entre outras lendas, o maior atleta olímpico de todos os tempos, o norte-americano Michael Phelps, dono de incríveis 22 medalhas nos Jogos, das quais 18 são de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Saiba mais sobre a história, regras, provas e curiosidades da natação

Para saber mais sobre a história da natação e sua evolução desde os Jogos de Atenas 1896 até hoje, o Portal Brasil 2016 segue com a série especial sobre as modalidades que estarão em disputa nos Jogos do Rio de Janeiro. Acompanhe esta apresentação interativa e percorra o fascinante universo desta modalidade repleta de façanhas espetaculares nas piscinas.

Programa Inteligência Esportiva – A natação
Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Ministério do Esporte