Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Museu do Esporte Olímpico é inaugurado na Arena Amazonas em Manaus

Atletismo

25/02/2019 18h33

Esporte

Museu do Esporte Olímpico é inaugurado na Arena Amazonas em Manaus

Coleção é a segunda maior do mundo, com peças raras, livros e objetos olímpicos e do esporte em geral

Com cerca de 10 mil peças, entre livros, objetos olímpicos e do esporte em geral, o Museu do Esporte Olímpico foi inaugurado, nesta segunda-feira (25.02), na Arena Amazonas, em Manaus. É a segunda maior coleção do mundo de objetos esportivos, ficando atrás apenas do Museu Olímpico Internacional, situado em Lausana, na Suíça.

Os objetos que compõem o Museu foram cedidos ao Governo do Estado pelo advogado e colecionador Roberto Gesta de Melo por um período de 20 anos. "Minha coleção abriga mais de 70 mil peças que foram reunidas ao longo do tempo e serviu de objeto de visitação e estudos, em minha casa, por especialistas do mundo inteiro. Publicamos várias obras sobre a história do esporte, um retrospecto sobre o Brasil tornar-se uma nação olímpica, entre outros, e isso perdura até hoje", contou o colecionador.

Pra cego ler: Roberto Gesta faz tour entre as peças raras do museu acompanhado por nove pessoas
Museu do Esporte Olímpico é inaugurado na Arena Amazonas. Foto: Mauro Neto/Sejel

Gesta é colecionador há cerca de 50 anos. No período, adquiriu objetos significativos que ajudam a contar a história do esporte mundial, que vão desde a Antiguidade, passam pela Idade Média, Renascimento, Tempos Modernos e chegada à Era Contemporânea.

"Esse é um grande legado que iremos deixar para as próximas gerações. Tenho certeza de que tudo o que foi disponibilizado aqui será de grande valia, principalmente, para os estudantes e atletas, que poderão ver de perto as conquistas olímpicas e conhecer um pouco da história e da importância do esporte para a humanidade", destacou o titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Governo do Amazonas, Caio André de Oliveira.

Atividades escolares e acadêmicas
Com a inauguração do Museu do Esporte Olímpico, a visitação de alunos e acadêmicos será estimulada, a fim de que os ideais de paz e confraternização que o olimpismo traz possam ser estudados, além de aprofundar o conhecimento sobre a história dos esportes.

"Além de permitir o acesso a crianças, jovens e adultos sobre um conteúdo tão rico e vasto que são os esportes olímpicos, acredito que esse aprendizado sobre a nossa história será fundamental para os estudantes e pode ser, inclusive, um meio de formar novos atletas e futuros campeões", finaliza Caio André.

Fonte: Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel)