Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mundial de Moscou vai definir seis vagas do pentatlo moderno para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Atletismo

25/05/2016 15h06

Pentatlo moderno

Mundial de Moscou vai definir seis vagas do pentatlo moderno para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Brasil terá cinco representantes nas disputas individuais, que começam nesta quarta-feira

A nata do pentatlo moderno está reunida em Moscou para a edição de 2016 do Campeonato Mundial Sênior da modalidade. Desde a segunda-feira (23.5), cerca de 190 pentatletas – entre homens e mulheres – estão na capital russa para um dos principais eventos do ano do esporte olímpico. Ao final dos sete dias de disputas, o torneio terá distribuído seis vagas para os Jogos Rio 2016 – três no masculino e três no feminino.

O Brasil vai participar das disputas individuais do Mundial da Rússia, que começam nesta quarta (23.5), com a qualificação feminina. Dentre as cerca de 70 competidoras, de quase 30 países, estarão presentes Larissa Lellys, Priscila Oliveira e a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 Yane Marques. As brasileiras e os demais competidores vão disputar as provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida do torneio no lendário Estádio Olímpico de Moscou, que foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 1980.

No último Mundial, Yane Marques conquistou a medalha de bronze, resultado que assegurou sua vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Foi a segunda medalha da brasileira em um Mundial da modalidade. Em 2013, ela já tinha sido vice-campeã.

De cima para baixo, em sentido horário, os brasileiros no Mundial de Moscou: Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento, Larissa Lellys (esgrima), Priscila Oliveira (corrida) e Yane Marques (tiro). Fotos: Divulgação/UIPM

A pernambucana seguiu para a Rússia direto da França, onde participou de um camping trainning de duas semanas. “O camping foi excelente. Tive a oportunidade de jogar esgrima com o time feminino local, o que fez o treinamento ter sido muito rico”, destaca Yane, atual número 4 do mundo.

Como conquistou sua vaga para as Olimpíadas do Rio com antecedência, Yane tem aproveitado as competições para aprimorar sua preparação para os Jogos. O Mundial de Moscou é uma delas. “O Mundial é a ultima prova muito forte antes dos Jogos. É mais uma prova controle para me manter em ritmo de competição e, obviamente, vai medir algumas variáveis para o refino da preparação para as Olimpíadas efetivamente”, explica a brasileira, de 32 anos.

De olho nas vagas

Na briga por uma possível segunda vaga para o Brasil no Rio 2016, Larissa Lellys vê no Mundial de Moscou uma oportunidade de garantir mais pontos para o ranking mundial que vai definir as últimas vagas do pentatlo moderno para os Jogos. “Se eu obtiver uma colocação sensacional, estarei classificada”, diz a pentatleta, de 33 anos.

Assim como Larissa, o time masculino brasileiro que vai competir no Mundial de Moscou, a partir desta quinta-feira (26.5), também está de olho em se garantir nas Olimpíadas do Rio. Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e Enrico Ortolani defendem o país e os dois primeiros estão na briga por uma vaga para os Jogos.

O Brasil tem direito a uma vaga no masculino caso não classifique ninguém via seletiva e Felipe – líder do ranking nacional e o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, na 58º posição – vem treinando muito para ser um dos pentatletas brasileiros em Rio 2016. “Estou bastante focado para fazer uma boa competição. Há algumas semanas, participei do Nacional de Esgrima em Curitiba, que serviu como um treino de luxo, visando aumentar meu volume de jogo”, ele conta.

O pernambucano, de 22 anos, já competiu no Estádio Olímpico de Moscou em 2011, por ocasião do Mundial Sênior daquele ano. E guarda boas recordações da arena. “Foi uma competição muito bem estruturada. Eles fizeram a área do combinado, esgrima e hipismo tudo no mesmo local. E a natação era num local ao lado. Foi o tipo de competição perfeita. Espero encontrar boas instalações e uma competição super organizada, como foi em 2011”, torce o atleta.

Sétimo do ranking nacional, Enrico Ortolani vê no Mundial de Moscou uma boa oportunidade para melhorar suas marcas pessoais. Esta será a sexta competição internacional do paulista, de 32 anos, em 2016. “Estou conseguindo imprimir mais ritmo nos treinos”, antecipa. “Na Rússia, tenho planos de fazer minhas melhores marcas da vida na esgrima, na natação e também no combinado, além de disputar para valer a vaga da final”, acrescenta.

Entre os seis brasileiros que vão participar do Mundial da Rússia, Felipe foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele também faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ela, Larissa, Priscila e Felipe também recebem a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. O trio feminino ainda está no Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Primeiras medalhas

O Mundial de Moscou reservou seus dois primeiros dias para os revezamentos masculino e feminino, com equipes de dois pentatletas. No feminino, que abriu o torneio na segunda-feira (23.5), as alemãs Lena Schoneborn e Anikka Schleu levaram a melhor. A prata foi para as inglesas Joanna Muir e Samantha Murray e o bronze para as bielorrussas Katsiaryna Arol e Iryna Prasiantsova.

No revezamento masculino, realizado nesta terça (24.5), a Coreia do Sul levou a melhor com o ouro de Woojin Hwang e Jun Woongtae. A prata foi para os russos Ilia Frolov e Oleg Naumov e o bronze para os franceses Alexandre Henrard e Pierre Dejardin.

Calendário do Mundial de Moscou

Quarta-feira (25.5) - Qualificação feminina
Quinta-feira (26.5) - Qualificação masculina
Sexta-feira (27.5) - Final feminina
Sábado (28.5) - Final masculina
Domingo (29.5) - Revezamento misto

Fonte: Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno