Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mundial de Canoagem Slalom começa nesta terça-feira na França

Canoagem

25/09/2017 14h41

Canoagem Slalom

Mundial de Canoagem Slalom começa nesta terça-feira na França

Com oito atletas na competição, Brasil vive expectativa de bons resultados no evento, que reunirá mais de 500 atletas, de 59 nações

A cidade de Pau, o berço da Canoagem Slalom na França, será o local da competição mais importante da modalidade no ano: o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom. As provas começam nesta terça-feira (26.09) e seguirão até o domingo (1.10) em um evento que contará com a presença de mais de 500 atletas, de 59 nações.

Simultaneamente ao Mundial de Slalom será disputado o Mundial de Canoagem de Descida. Entretanto, a delegação brasileira, que conta com oito atletas, disputa somente as provas da canoagem slalom.

Do time brasileiro, Ana Sátila sonha em chegar à final e poder brigar por medalhas. Já Pedro Gonçalves espera resgatar as energias dos Jogos Olímpicos do ano passado, onde foi o sexto colocado, para chegar entre os finalistas. Renan Soares, Guilherme Mapelli, Charles Corrêa, Felipe Borges, Leonardo Curcel e Omira Estácia são os outros brasileiros no evento.

A brasileira Ana Sátila é uma das apostas do Brasil na França. Foto: Divulgação

Em 2016, o Campeonato Mundial Sênior não foi realizado por ser um ano olímpico. Mas Ana Sátila guarda boas lembranças da última edição do evento, em Londres, em 2015. Ela participou de duas categorias e obteve resultados inéditos no caiaque e na canoa, garantindo o 9º lugar no C1 e 11º no K1.

De lá para cá, a brasileira acredita que amadureceu profissionalmente e principalmente após a participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando não passou da fase classificatória. “Nunca esquecerei todo o aprendizado que eu conquistei naquela competição e sempre tento levar toda essa bagagem e experiência para todas minhas competições”, diz Ana Sátila.

Agora, um ano depois da competição olímpica, a canoagem carrega na bagagem duas medalhas de prata, uma durante a 5ª Etapa da Copa do Mundo, realizada no ano passado, em Praga, e outra neste ano, no Mundial Júnior Sub-23, além de um ouro no K1 Extremo na 5ª Etapa da Copa do Mundo em La Seu d’Urgell, na Espanha, também neste ano.

“Estou muito confiante! Esse Mundial é o mais importante para mim e eu me preparei bastante para estar aqui. Tenho treinado muito exigindo o melhor de mim e tenho certeza de que esse é o caminho para conquistar meus objetivos”, analisa. Ana Sátila disputará três provas: o C1, K1 e K1 Extremo. A outra representante feminina que também nas disputas é a irmã mais nova de Ana Sátila, Omira Estácia, que faz sua estreia em Mundiais. “Quero dar o meu melhor nas três categorias”, diz a estreante.

Degrau

Embalado pela lembrança dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando conquistou a 6ª posição no K1 Masculino, Pedro Gonçalves quer buscar uma final inédita no Mundial, e, depois de boas descidas durante as etapas da Copa do Mundo deste ano ele acredita que está próximo do objetivo.

“Todo evento é um degrau atrás do outro. Nosso objetivo é estar entre os 10 melhores do mundo. É uma prova muito intensa, o psicológico manda muito nas competições, este é o nosso momento e estou fazendo o melhor a cada dia”, diz, confiante. Em 2015, Pepe ficou em 15º lugar no K1 Masculino por equipes e 18º no caiaque individual. Além do caiaque, ele disputará o K1 Extremo, categoria que lhe garantiu o 4º lugar na Espanha, durante a 5ª Etapa da Copa do Mundo.

Renan Soares é atleta do K1 Masculino e também é estreante na competição, “É o meu primeiro Mundial Sênior e vem aquele friozinho na barriga”, admite. O gaúcho Guilherme Mapelli completa o trio do caiaque. “A cada treino que faço me sinto melhor e mais preparado para a competição”, afirma. Os três atletas entram nesta terça-feira (26.09) na água pelo K1 Masculino por Equipes. Para o trio de atletas da canoa, o objetivo da competição é garantir vaga na semifinal.

Já Charles Corrêa, agora focado no C1 Masculino e em sua quarta disputa de Mundial, também espera um bom resultado. “Já consegui uma semifinal este ano em uma Copa do Mundo e estou bastante confiante”, lembra o atleta, que também está na disputa do K1 Extremo.

Leonardo Curcel, que há vários anos compete internacionalmente como atleta da Canoagem Slalom, busca um resultado expressivo na modalidade e acredita que o circuito de Pau pode ser o diferencial. “É minha pista favorita, estou gostando muito do tempo que estou fazendo aqui e aproveitando cada minuto dos treinos para fazer uma boa prova”, diz o canoísta. Outro atleta nas disputas da canoa é Felipe Borges, que ao lado de Charles e Leonardo participará do C1 Masculino por Equipes.

Equipe brasileira
Ana Sátila
Charles Corrêa
Felipe Borges
Guilherme Mapelli
Pedro Gonçalves
Leonardo Curcel
Renan Soares
Omira Estácia

Comissão técnica
Cassio Ramon Petry – Técnico
Denis Terezani – Chefe de Equipe
Diórgines Antunes – Fisioterapeuta
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem